FRANÇA
WORKSHOP DE ARTES PERFORMATIVAS
“World Models”

As mudanças atuais do nosso mundo obrigam-nos a repensar, coletivamente, as nossas representações. Como podemos encontrar alternativas ao modelo do Globo? Como podemos representar o longo tempo da Terra, o espaço danificado dos nossos territórios, a fragilidade da zona crítica, a multiplicidade de seres vivos que a compõem?

Com base nas experiências de palco que Frédérique Aït-Touati e Bruno Latour têm desenvolvido em conjunto nos últimos dez anos, este workshop será inspirado nas discussões e propostas da Trilogia Terrestre (Inside, Moving Earths, Viral), criada em colaboração com o cenógrafo Patrick Laffont-DeLojo e com o ator e criador Duncan Evennou, e os conceitos e ferramentas do livro “Terra Forma”, manual de cartografias potenciais.

O workshop, dirigido por Duncan Evennou e Patrick Laffont-DeLojo, propõe explorar essas questões através de diferentes meios (vídeo, cenografia, filosofia, arquitetura, cartografia, desenho) e partilhar com os participantes as diferentes ferramentas que a companhia tem vindo a explorar há vários anos, sob a forma de pesquisas cénicas e gráficas – uma gaïa-grafia.

 

DESTINATÁRIOS
M/16, estudantes e profissionais de artes performativas, artes visuais, ciência, filosofia e áreas conexas.

INSCRIÇÕES
Os interessados podem fazer a sua inscrição através do preenchimento deste formulário.
As inscrições são feitas por ordem de receção.

Produção: BoCA
Parceria: Fundação GDA
Apoios: Culturgest, Câmara Municipal de Lisboa, Institut Français de Paris, Fundação Millennium bcp

Próximos Eventos

ler mais
  • Cattivo

    08 dezembro 2022 — 21 dezembro 2022
    La Villette - Grand Halle, Paris

    MARLENE MONTEIRO FREITAS

    Installation commissioned by BoCA in 2019, CATTIVO is a large-scale installation made up of hundreds of music stands designed by Cape Verdean choreographer Marlene Monteiro Freitas. Through the use of a sensorial type of stage mechanism, these objects, usually at the service of the musician and the score, become subjects with their own feelings and desires. CATTIVO explores the borders of the animal, plant and imaginary worlds.

    +
  • Trouble

    15 dezembro 2022 — 18 dezembro 2022
    La Villette, Paris

    GUS VAN SANT

    O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.

    +