BOCA SUB21

A BoCA Sub21 é um projeto de carácter educativo e experimental que nasceu na primeira edição da bienal de artes contemporâneas BoCA, em 2017, que decorre todos os anos durante cerca de 3 meses e no qual um grupo de jovens acompanha a programação da bienal e as questões que ela pode levantar. Em 2021 serão constituídos três grupos, cada qual reunirá numa das cidades da bienal BoCA: Lisboa, Almada ou Faro.

1. Procuramos almas livres que não existam há mais de 21 anos e que acreditem que a voz de uma geração pode transformar o mundo por meio de micro, pequenas, médias e singelas oportunidades.

2. Convidamos estas mentes inquietas a ser parte de uma plataforma crítica e autoral – de observação e criação – que não só vive no interior de uma bienal de artes transdisciplinar e desafiadora como empresta dela o estímulo para cruzar artes visuais, artes cénicas, performance, música, bordados, literatura ou jardinagem…

3. Pretendemos com este grupo ir desenhando um laboratório em progresso, onde se experiencia a troca artística e a partilha contínua de um espaço de encontro, de aprendizagem e de cruzamento, onde todos os perfis de pessoas são bem-vindos.

4. Entendemos este convite – que se materializa por sessões de pensamento e por reptos de criação – como um espaço de possibilidade para que “coisas” aconteçam, decidindo o grupo que “coisas” serão.

5. Queremos ouvir-te. Entre encontros com artistas, ocupações de espaço, desenvolvimento de ações performativas ou festas. E queremos descobrir o que é isto de ser espectador. Entre conversas, risos, debates, escrita, construção de imagens e publicações que implicam o corpo e a mente.


Queres fazer parte da BoCA Sub21?
A participação é gratuita.
Tens dúvidas? Escreve-nos para info@bocabienal.org

Quem se pode inscrever? Jovens entre 16 e 21 anos, com ou sem experiência artística, vindos de todas as áreas e com variados interesses, residentes em Lisboa, Almada ou Faro.
Quando? 
As sessões decorrem aos sábados, entre 11h-13h, de 4 de setembro a 30 de outubro 2021 (sessões presenciais em cada uma das cidades).
Onde? Cada coletivo BoCA Sub21, em cada uma das cidades (Lisboa, Almada e Faro), reúne num espaço cultural e central da cidade. Informaremos em breve qual.
Como faço a inscrição? Preenche este formulário online até 15 de agosto.


Coordenação:
 Sara Franqueira
Mediação: Rita Cortez Pinto (Lisboa), Margarida Mata (Almada), Diogo Simão (Faro)

Tão novos e já com história
2021 – Lisboa, Almada, Faro
2020
– online
2019 – Lisboa (Carpintarias de São Lázaro), Porto (Museu Nacional Soares dos Reis), Braga (Arte Total)
2017 – Lisboa (Centro Nacional de Cultura)