Projetos em circulação nacional e internacional

Entre 2023 e 2025 a BoCA faz a circulação nacional e internacional de projetos resultantes de encomendas e produções próprias. São projetos em territórios artísticos distintos – a artista polaca Agnieszka Polska com o seu brilhante espetáculo de teatro “The Talking Car / O Carro Falante” – e alguns projetos celebram encontros inéditos entre artistas de áreas como a dança e a música (Marco da Silva Ferreira & João Pais Filipe, “Terra Cobre”; e Bendik Giske & Romeu Runa, “The endlessly repeated risings and fallings of desire”), artes visuais e participação (o artista argentino Gabriel Chaile com a sua escultura-forno “Alcindo Monteiro”, que reúne comunidades artísticas em torno do antirracismo) ou a música de géneros diferentes em diálogo (a harpista Frederica Campos com Os Moços da Viola Campaniça, a viola tradicional alentejana).

AGNIESZKA POLSKA
Espetáculo de teatro

A premiada artista polaca Agnieszka Polska cria o espetáculo “The Talking Car / O Carro Falante”, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Bartosz Bielenia, Aaron Ronelle e Vera Mantero. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

MARCO DA SILVA FERREIRA & JOÃO PAIS FILIPE
Performance de dança e música

“Terra Cobre” é uma nova criação que junta o músico e escultor João Pais Filipe e ao coreógrafo e bailarino Marco da Silva Ferreira, que cruza a arte chocalheira tradicional de Alcáçovas – método ancestral de um processo de fabrico manual – com a percussão e a dança.

 

GABRIEL CHAILE
Instalação e ativação participativa

Gabriel Chaile criou a instalação “Alcindo Monteiro” – um tributo a Alcindo Monteiro, jovem português, nascido em Cabo Verde, brutalmente assassinado em 1995, num crime que expôs o racismo estrutural que encontra espaço e legitimação ainda hoje. Este forno-escultura prevê uma série de ativações coletivas, com comida, debates, música ou cinema, um programa diferente em cada cidade.

BENDIK GISKE & ROMEU RUNA
Concerto-performance

Entregues ao desejo obsessivo de vagar, num transe hipnotizante, o saxofonista norueguês e o bailarino e ator português juntam-se para um concerto-performance belo e visceral, “The endlessly repeated risings and fallings of desire”, tendo como referência a obra do escritor queer Samuel Delany.

 

Difusão nacional
Hugo Alves Caroça / hugo.caroca@bocabienal.org

Difusão internacional
Jorge Tejedor / jorge.tejedor@bocabienal.org