BoCA Summer School 2019
Workshop dirigido por MATHILDE MONNIER (França)


“Desvio de um repertório”

Durante este workshop, discutiremos questões em torno da transmissão de uma peça do repertório de Mathilde Monnier. Atravessaremos diferentes processos de escrita relacionados com esse repertório, que são também uma oportunidade para pensar a noção de reinterpretação. Na verdade, não consistirá em reproduzir uma escrita idêntica, mas interrogar através de práticas, de exercícios e propostas cénicas, as noções de re-apropriações.
Este workshop também será uma oportunidade para questionar a necessidade de passar por repertórios contemporâneos para entender melhor o que é representado no tempo e a forma como uma escrita pode atravessar (ou não) uma época.


BIOGRAFIA

Mathilde Monnier tem um lugar de destaque no panorama da dança contemporânea francesa e internacional. Em cada criação desafia as expectativas, no seu trabalho a renovação é constante. A sua nomeação para a direção do Centro Coreográfico de Montpellier Laguedoc-Roussillon, em 1994, marcou o início de uma série de colaborações com personalidades de campos artísticos diversos (Jean-Luc Nancy, Katerine, Christine Angot, La Ribot, Heiner Goebbels…). Criou mais de 40 peças coreográficas apresentadas nos maiores palcos internacionais, do Festival de Avignon ao Théâtre de la Ville de Paris, passando por Nova Iorque, Viena, Berlim, Londres, entre outros. Recebeu vários prémios pelo seu trabalho, como o prémio do Ministério da Cultura de França (Grande Prémio SACD). Entre 2014-2018 foi diretora do Centre National de la Dance, em Pantin, Paris, um dos maiores centros de dança contemporânea da Europa. Em Portugal tem sido presença assídua na Culturgest ou Teatro Municipal do Porto. Atualmente está a ensaiar uma nova criação com La Ribot e Tiago Rodrigues, “Please Please Please”.


A QUEM SE DIRIGE

M/16, estudantes e profissionais de dança, teatro e performance, com uma forte consciência corporal e uma básica condição física.
Máximo de 22 participantes. As inscrições são feitas por ordem de receção.


INSCRIÇÕES

Informamos que o workshop se encontra esgotado.

Produção: BoCA
Parceria: Fundação GDA
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, Estúdios Victor Córdon
Fotografias: Bruno Simão

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Patrícia Portela

    27 junho 2021
    Palácio do Marquês de Alegrete

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP e da impressão de livros em braille.

    Convidada: Patrícia Portela (encenadora, escritora)
    Livro escolhido: "As barbas do diabo" Julio Cortázar
    Espaço verde: Palácio do Marquês de Alegrete

    ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Hugo van der Ding

    27 junho 2021
    Casa da Cerca

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto da BoCA que relaciona literatura com os espaços verdes. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidado: Hugo van der Ding (Cartoonista, Cronista)
    Livro escolhido: "Platero e Eu" de Juan Ramón Jiménez
    Espaço verde: Jardim da Casa da Cerca, Almada

    ler mais
  • Na direção da luz

    01 julho 2021 — 31 julho 2021
    Teatro Camões

    HORÁCIO FRUTUOSO

    “Na direção da Luz” é uma intervenção site-specific do artista Horácio Frutuoso para o foyer do Teatro Camões (CNB), dinamizada pela BoCA. Um conjunto de poemas visuais sugerem uma ideia de movimento, de transformação das palavras e do espaço onde estão instalados pela luz.

    1 a 31 Julho 2021

    ler mais