PORTUGAL / FRANÇA
Nova Criação – Concerto

A artista multidisciplinar Tânia Carvalho e o performer e músico Matthieu Ehrlacher juntam-se para criar a dupla musical Papillons d’Éternité. Encontram na música tradicional portuguesa – através da escolha de excertos, notas, sons, melodias, harmonias e ritmos que a caracterizam – um ponto base de partida para abrirem a sua aventura musical. Tânia Carvalho já nos deu a conhecer os seus desenhos na edição de 2017 e foi em 2019 que aprendeu a tocar o instrumento chinês erhu para um concerto na bienal BoCA. A música não é estranha a nenhum destes dois artistas, que neste concerto partilham o palco com o Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa, que também vai tocar e cantar.

Neste concerto, os instrumentos tocados por Tânia e Matthieu, saxofone e erhu, fazem com que se abrace esta nova forma de experimentar a tradição com uma outra voz. 

As músicas são desmembradas da sua forma original para serem colocadas, parte a parte, na construção de uma viagem sonora, onde os ecos do passado ressoam num mergulho de vozes que vêm de dentro para fora, numa atmosfera que remete à tradição através de uma música experimental que preenche o espaço do Agora.

 

Criação e interpretação: Papillons d’Éternité (Tânia Carvalho, Matthieu Ehrlacher)
Interpretação: Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa
Direção técnica e operação de som: Juan Mesquita
Comunicação: Sara Ramos
Administração e gestão financeira: Vítor Alves Brotas
Produção: Agência 25
Apoio: MNAC / Museu do Chiado

 

Próximos Eventos

ler mais
  • Cattivo

    08 dezembro 2022 — 21 dezembro 2022
    La Villette - Grand Halle, Paris

    MARLENE MONTEIRO FREITAS

    Installation commissioned by BoCA in 2019, CATTIVO is a large-scale installation made up of hundreds of music stands designed by Cape Verdean choreographer Marlene Monteiro Freitas. Through the use of a sensorial type of stage mechanism, these objects, usually at the service of the musician and the score, become subjects with their own feelings and desires. CATTIVO explores the borders of the animal, plant and imaginary worlds.

    +
  • Trouble

    15 dezembro 2022 — 18 dezembro 2022
    La Villette, Paris

    GUS VAN SANT

    O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.

    +