Suíça | Concerto | Estreia nacional


JULIUS EASTMAN por KUKURUZ QUARTET
“Piano Interpretations”

A poderosa exploração experimental do pianista e compositor afro-americano Julius Eastman (1940-1990) foi redescoberto e tem sido cada vez mais apresentado nos últimos tempos. Depois de tocar com o vanguardista SEM Ensemble, com Morton Feldman, John Cage e Pauline Oliveros, ou colaborar com Meredith Monk, Eastman começou a concentrar-se nas suas próprias composições. Os seus sons hipnóticos, em que Eastman incorporou uma variedade de elementos improvisacionais e expressionistas, derrubou convenções das tendências minimalistas estabelecidas.
Afro-descendente e gay, os títulos de algumas das suas composições – “Nigger Fagot”, “Crazy Nigger”, “Gay Guerilla” e “If You So Smart, Why Aren’t You Rich?” – são um confronto público e social agressivo, contrapondo com as obras em si, muitas vezes meditativas e intelectualmente estimulantes. São peças que falam por si, quando se trata de desafiar ortodoxias sérias.
O quarteto de pianistas suiços Kukuruz Quartet – composto por Duri Collenberg, Lukas Rickli, Philip Bartels e Simone Kellet – continua a sua exploração em torno da música política pós-minimalista de Julius Eastman, compositor e pianistas que a BoCA apresenta pela primeira vez em Portugal.

 

MARCEL ZAES por KUKURUZ QUARTET

Kukuruz Quartet tocarão também a peça “Quartet No.10” do compositor suíço Marcel Zaes.

 

Apoio à apresentação Pro.Helvetia

Próximos Eventos

ler mais
  • Workshop com Cecilia Bengolea

    15 julho 2020 — 17 julho 2020
    Casa da Dança de Almada (Cacilhas)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Dança

    É a primeira vez que a coreógrafa e bailarina argentina dirige um workshop em Portugal. Neste workshop, Cecilia Bengolea propõe dançar e filmar dentro (Casa da Dança de Almada) e fora do estúdio (Cais do Ginjal, em frente ao rio Tejo).
    Partindo do seu imenso arquivo de vídeos, gravados por todo o mundo, Bengolea partilhará a sua prática em dança e em vídeo para refletir em conjunto como uma atividade pode influenciar a outra.

    ler mais
  • Workshop com Dora García

    04 setembro 2020 — 06 setembro 2020
    MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Performance / Artes Visuais

    A premiada artista espanhola Dora García vem a Lisboa pela primeira vez dirigir um workshop de performance, no MAAT. Como reagir a um sistema de realidade do qual não fazemos parte? O sentimento de estranhamento está a aumentar, a distância está a aumentar, e é cada vez mais difícil encontrar pontos de ancoragem em um sistema que repete os mesmos erros repetidamente.

    ler mais
  • Sobre especialistas transplantados e públicos controlados remotamente

    17 setembro 2020
    Culturgest Lisboa

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Conferência | entrada livre

    Stefan Kaegi estará em Lisboa para dirigir um workshop e apresentar uma conferência, em que mostrará e comentará vídeos curtos sobre produções recentes da companhia de teatro alemã Rimini Protokoll, incluindo 50 espetadores com controle remoto, 100 cidadãos estatisticamente escolhidos de São Paulo, bem como traficantes internacionais de armas e espaços imersivos, lembrando os legados das pessoas após o fim das suas vidas.

    ler mais
  • Workshop com Stefan Kaegi / Rimini Protokoll

    17 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Teatro

    Imaginem uma conferência para a qual ninguém se desloca. Uma performance na qual os principais cientistas convidados não aparecem fisicamente, mas são representados por artistas locais. "Conferência dos Ausentes" é um projeto para o qual a companhia Rimini Protokoll está a pesquisar. Em Lisboa, será um workshop sobre cooperação global numa crise global para estudantes e profissionais de artes performativas, de escrita e áreas conexas.

    ler mais
  • Workshop com João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata

    19 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Cinema

    Os realizadores de cinema João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata dirigem o workshop "Ficção a 2 metros de distância", onde abordam o que poderá ser o cinema com restrições / limitações / condicionalismos / contrariedades / obstáculos / antagonismos / entraves, ou seja, os condicionalismo diários da criação cinematográfica. Os participantes são convidados a trazer o seu esboço de filme ou projeto audiovisual.

    ler mais