FRANÇA
Estreia Nacional – Conferência-performance

“Moving Earths”

Quando Galileu apontou o seu telescópio para o céu em 1609, descobriu montanhas na superfície da Lua, tornando-a numa outra Terra, e a Terra num astro entre tantos outros. Ficava assim perturbada, irremediavelmente, a ordem cósmica, mas também a ordem política e social do seu tempo. 

Quatro séculos depois, o papel e a posição do nosso planeta é mais uma vez abalado pelas novas ciências que revelam como as ações dos humanos a fazem reagir de maneiras inesperadas. Se Galileu nos ensinou que a Terra se move, James Lovelock e Lynn Margulis descobrem uma Gaia dinâmica e autorregulada. E uma vez mais, toda a organização da sociedade parece ser questionada.

Uma conferência-performance do filósofo Bruno Latour e da sociólogo e encenadora Frédérique Aït-Touati em que a ordem social e cósmica é descrita como “caminhando para um colapso político e ecológico sem paralelo”, por via da crise climática.

Conceito: Bruno Latour e Frédérique Aït-Touati
Texto: Bruno Latour
Encenação: Frédérique Aït-Touati
Com: Duncan Evennou
Cenografia: Patrick Laffont De Lojo, Frédérique Aït-Touati
Vídeo e desenho de luz: Patrick Laffont De Lojo
Produção: Zone Critique
Co-produção: Centre Pompidou, Théâtre Nanterre-Amandiers com o apoio de NA Fund, Fondation Carasso e DICRéAM
Agradecimentos: Robert Woodford ao seu Deep Time Cards
Apoio à apresentação na BoCA: Institut Français (Paris)
Co-apresentação: BoCA e Culturgest

Inscrições no WORKSHOP DE ARTES PERFORMATIVAS “World Models”

Próximos Eventos

ler mais
  • Cattivo

    08 dezembro 2022 — 21 dezembro 2022
    La Villette - Grand Halle, Paris

    MARLENE MONTEIRO FREITAS

    Installation commissioned by BoCA in 2019, CATTIVO is a large-scale installation made up of hundreds of music stands designed by Cape Verdean choreographer Marlene Monteiro Freitas. Through the use of a sensorial type of stage mechanism, these objects, usually at the service of the musician and the score, become subjects with their own feelings and desires. CATTIVO explores the borders of the animal, plant and imaginary worlds.

    +
  • Trouble

    15 dezembro 2022 — 18 dezembro 2022
    La Villette, Paris

    GUS VAN SANT

    O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.

    +