Alemanha | Filme

 

Julian Rosefeldt é conhecido não só pelo seu trabalho em fotografia, mas também pelos seus filmes elaboradamente encenados. A sua instalação cinematográfica, “Manifesto”, interpretada por Cate Blanchett, é constituída por 13 filmes que trazem palavras furiosas, e surpreendentemente atuais para o écran. Na verdade, Rosefeldt fez um trabalho de colagem de textos históricos originais de inúmeros manifestos de artistas, arquitetos, coreógrafos e cineastas – incluindo textos de Filippo Tommaso Marinetti, Tristan Tzara, Kazimir Malevich, André Breton, Claes Oldenburg, Yvonne Reiner, Sturtevant, Adrian Piper e Sol LeWitt ou Jim Jarmusch. Muitos deles revelam um poder surpreendentemente teatral e literário. A vitalidade e a fúria de uma geração jovem estão inscritas na energia temática e performativa das proclamações.

13 monólogos poéticos incorporam os textos dos manifestos em contextos contemporâneos, discursos públicos ou monólogos interiores, todos eles incorporados e apresentados pela atriz Cate Blanchett. Rosefeldt fez uma montagem cinematográfica para um só écran a partir da instalação de 13 vídeos, que inaugurou no museu Hamburger Banhof, em Berlim. Blanchett transforma-se em figuras tão variadas quanto uma professora, uma marionetista, uma apresentadora de televisão ou um mendigo.

 

Conceito, realização, produção Julian Rosefeldt
Interpretação Cate Blanchett
Co-produção Nationalgalerie – Staatliche Museen zu Berlin, Australian Centre for the Moving Image, Melbourne, Sydney’s Art Gallery of New South Wales, Hannover’s Sprengel Museum, Ruhrtriennale
Em colaboração com Bayerischer Rundfunk e o apoio de Medienboard Berlin Brandenburg e Burger Collection, Hong Kong

 

Próximos Eventos

ler mais
  • O Carro Falante

    18 abril 2024 — 19 abril 2024
    deSingel

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Mantero e Bartosz Bielenia. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +