Mecenas do programa educativo da BoCA

 

Com o objetivo de construir conhecimento a partir da análise de aspetos da nossa realidade e da cultura contemporânea, o Programa Educativo da BoCA é destinado ao público especializado e não-especializado, de diferentes faixas etárias.

As atividades dialogam com a programação de artes visuais, artes cénicas, performance e música – atividades públicas consagradas à criação contemporânea, mas também diretamente com os artistas e os seus espaços de criação e investigação (salas de ensaios, ateliers), tal como com alunos e instituições de ensino de Lisboa e Porto. Com workshops, encontros com artistas, conferências, masterclasses, a equipa BoCA Sub21 e a BoCA Summer School, o Programa Educativo cria uma comunidade de curiosos e de profissionais das artes contemporâneas em torno da BoCA.

 

Inscrições na equipa BoCA Sub21 no Porto e em Braga

Se tens menos de 21 anos, podes fazer parte da equipa BoCA Sub21
Para o mundo andar, para se transformar ou para ficar exatamente igual é preciso que um determinado número de “coisas” aconteçam. Mas para que “coisas” aconteçam é preciso que se abram possibilidades…

O BoCA Sub21 é sobretudo um espaço de possibilidades para que “coisas” aconteçam
Quem vai decidir que coisas vão acontecer é um grupo de 12 jovens, com idade entre os 16 e 21 anos, que vão usar mas não abusar de um espaço privilegiado dentro de uma bienal de artes transversal, desafiadora, inovadora, com vontade de viver no seu tempo eque contempla artes visuais, performance, teatro, dança e música.

O BoCA Sub21 é uma plataforma crítica e autoral, onde a voz de uma geração pode transformar o mundo ou não, mas vai pô-lo a andar
O seu principal formato será a partilha contínua de um espaço de encontro, de aprendizagem e de cruzamento, que resultará em pequenas apresentações públicas como fórum de discussão no curso da realização da bienal de artes BoCA. O grupo encontra-se todas as manhãs de sábados dos meses de Fevereiro, Março e Abril, conversa, ri, debate, decide, escreve, constrói imagens, publica e implica o corpo e a mente em processos criativos e de aprendizagem.

O BoCA Sub21 é um laboratório artístico onde “coisas” acontecem; onde se vive a construção de uma bienal, onde se experiencia o fazer de instalações, espetáculos, concertos e onde se ensaia o que é isto de ser espectador
Através de encontros com artistas nacionais e estrangeiros, acesso a ensaios e a ateliers de artistas, visitas a espaços culturais (museus, galerias e teatros), sessões de formação, organização de debates e de festas privadas, a BoCA Sub21 permite dotar este grupo de jovens com ferramentas para desenvolverem as suas próprias visões criativas da bienal.

Querer fazer parte do BoCA Sub21?
Se está interessado em pôr o mundo a andar preenche o formulário de inscrição até 10 de Março.
Nós respondemos-te com um pequeno questionário por email e esclareceremos todas as tuas dúvidas.
Tens alguma dúvida? Escreve para o Hugo Batista, para info@bocabienal.org

A participação é gratuita.

Participantes: jovens entre 16 – 21 anos, com ou sem experiência artística
Horários: 10h-13h, todos os sábados, de 16 Março a 4 de Maio (excepto 20 de Abril)

Local no Porto: (a definir)
Local em Braga: Museu dos Biscainhos