WORKSHOP DE TADASHI KAWAMATA COM OS ESPACIALISTAS

PROGRAMA COMPLETO


DATAS E LOCAL:

28 AGO 2018 – 30 AGO 2018
Campus Universitário do Ar Líquido da Universidade Lusíada de Lisboa
Rua Quinta do Almargem, 16

31 AGO 2018
MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia
Av. Brasília, Central Tejo

HORÁRIO: 10h00 – 17h30

 

1º DIA | 28 DE AGOSTO DE 2018

10h00 – Receção de boas vindas e acolhimento dos participantes do workshop, com lugar no Campus Universitário do Ar Líquido da Universidade Lusíada de Lisboa.

10h30 – Apresentação das temáticas e práticas artísticas do artista Tadashi Kawamata em relação constelar com os imaginários e práticas de espaço d’Os Espacialistas, com o objetivo de circunscrever uma atmosfera criativa comum entre o artista, o coletivo e os participantes do workshop, facilitadora dos trabalhos a desenvolver. 

11h15 – Apresentação dos trabalhos prévios de recolha de detritos plásticos na costa portuguesa, por várias associações de voluntários; sua categorização a partir do reconhecimento dos sistemas de códigos artísticos, de acordo com as “p/referências” poéticas do artista e coletivo arquitetónico.

11h45 – Exposição detalhada dos objetivos e metodologia do workshop, ao longo dos seus quatro dias de duração; sua relevância no processo participado de criação da obra de arte enquanto instalação place-specific a construir na Galeria Oval do MAAT, com inauguração prevista para 4 de Outubro de 2018.

No decurso desta exposição detalhada, clarificar-se-á o sentido e o propósito do objetivo principal do workshop: a criação de cinco composições modulares, os protótipos que iram ser reproduzidos na construção da obra de arte a instalar na Galeria Oval – a proposta de experiência imersiva do artista Tadashi Kawamata.

12h30 – Apresentação do L.AR (Laboratório de Arquitetura e Arte), a sala de aula experimental d’Os Espacialistas, onde diariamente se criam e constroem os pontos de contacto entre arte e a arquitetura.

13h00 – Almoço livre.

14h30 – Apresentação e disponibilização dos materiais gráficos e primeiro contacto físico com os materiais recolhidos na costa portuguesa.

16h30 – Formação das equipas de desenho e de manipulação dos materiais recolhidos, tendo em consideração o posicionamento vocacional dos participantes, com o objetivo de assegurar a comunicação adequada de conteúdos à equipa técnica que irá prestar assistência ao artista na montagem da obra de arte na Galeria Oval, através do conjunto de peças gráficas (desenhos técnicos), textos e das composições modulares construídas no decurso do workshop.

 

2º DIA | 29 DE AGOSTO DE 2018

10h00 – Receção de boas vindas e acolhimento do artista Tadashi Kawamata, com lugar no Campus Universitário do Ar Líquido da Universidade Lusíada de Lisboa. Conversa com o artista.

11h00 – 17h30 – Continuação da execução dos trabalhos iniciados no dia anterior com o acompanhamento do artista Tadashi Kawamata e d’Os Espacialistas, com intervalo para almoço.

 

3º DIA | 30 DE AGOSTO DE 2018

10h00 – 17h30 – Continuação da execução dos trabalhos em curso, com lugar no Campus Universitário do Ar Líquido da Universidade Lusíada de Lisboa, com intervalo para almoço.

 

4º DIA | 31 DE AGOSTO DE 2018

10h00 – Finalização da execução dos trabalhos em curso, com lugar no Campus Universitário do Ar Líquido da Universidade Lusíada de Lisboa.

13h00 – Almoço livre.

14h30 – Visita à Galeria Oval do MAAT para balanço e compreensão insitu do trabalho realizado. Conversa final com artista Tadashi Kawamata.

17h00 – Entrega dos certificados de participação do 1º Workshop Interdisciplinar do MAAT para Estudantes e Profissionais de Arte, Arquitetura e Design, em parceria com a BoCA.