EUA
WORKSHOP DE CINEMA – “Camera Ministry”
Khalik Allah

O cineasta e fotógrafo jamaicano-iraniano Khalik Allah, residente em Nova Iorque, documenta a vida de diversas comunidades da diáspora africana. Seja a produzir imagens no East Harlem para o filme “Field Niggas” (2014) ou o seu primeiro livro “Souls Against the Concrete” (University of Texas Press, 2017) ou a viajar para o interior da Jamaica para explorar as suas raízes familiares em ‘Black Mother’ (2018), Allah dirige a sua prática em torno de jovens negros e mulheres “para lhes dar ‘Conhecimento de Si Mesmo’, para elevá-los e sensibilizar a consciência das contribuições dos negros para a história mundial antes da escravidão americana.” Discute o olhar sobre as comunidades negras em ambientes urbanos e a ética de retratar a marginalização no écran de cinema.
Khalik Allah, dirige um workshop no qual discute as implicações espirituais do seu trabalho, nomeadamente o uso da fotografia para captar a essência de uma pessoa desde uma perspetiva que não implica julgamento; o reconhecimento de todas as pessoas como uma luz, e como uma criança de Deus; a escolha de encontrar beleza em todos os lugares e em tudo o que nos rodeia; e o uso da fotografia para construir relações de intimidade.
O artista irá partilhar também aspectos que marcaram a sua evolução como realizador e como fotógrafo, em que abordará a prática de fazer um trabalho que nem sempre é compreendido, a procura de representação (galeria, etc.), o equilíbrio entre produção artística e mercado de arte, e a honestidade que implica no seu trabalho.

DESTINATÁRIOS

M/16, estudantes e profissionais de cinema, audiovisual e áreas conexas


INSCRIÇÕES

Os interessados podem fazer a sua inscrição através do preenchimento deste formulário.
As inscrições são feitas por ordem de receção

Produção: BoCA
Parceria: Fundação GDA
Apoios: EGEAC / Cinema São Jorge, Fundação Millennium bcp

 

Próximos Eventos

ler mais
  • O Novo Evangelho / The New Gospel

    21 setembro 2023 — 22 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MILO RAU

    “O Novo Evangelho”, vencedor do prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema da Suíça, é ao mesmo tempo uma gravação dos ensaios da peça de teatro e, nos bastidores, uma documentação da luta do ativista político camaronês Yvan Sagnet – o primeiro Jesus negro da história do cinema europeu.

    +
  • Marina Herlop

    21 setembro 2023
    Panteão Nacional

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop traz ao Panteão Nacional o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Marina Herlop

    22 setembro 2023
    Ruínas Romanas de Milreu

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop estreia-se no Algarve. Traz a um espaço icónico desta região, as Ruínas Romanas de Milreu, o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Em Voz Alta

    22 setembro 2023
    Carpintarias de São Lázaro

    ANTÓNIO POPPE

    “Em Voz Alta” reserva-nos os gestos e palavras intuitivas de António Poppe e as suas manifestações ao vivo — uma poética do inesperado que cruza as várias disciplinas que compõem a prática do artista, da poesia às artes visuais, das artes performativas à meditação.

    +
  • O Carro Falante / The Talking Car

    23 setembro 2023
    Teatro das Figuras

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Maintaino, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +
  • Arrependidos / Regretters

    23 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MARCUS LINDEEN

    No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – decidiram mudar de sexo duas vezes. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais.

    +
  • SPAfrica

    23 setembro 2023 — 24 setembro 2023
    Teatro da Garagem / Teatro Taborda

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +
  • Workshop com Ntando Cele

    24 setembro 2023 — 25 setembro 2023
    Teatro Taborda

    NTANDO CELE

    Neste workshop de teatro, Ntando Cele irá partilhar e experimentar metodologias multidisciplinares para criações que ultrapassam as fronteiras entre teatro físico, vídeo-instalação, concerto e performance.

    +
  • Insularidade

    24 setembro 2023 — 08 outubro 2023
    Espaço público de Lisboa

    JACIRA DA CONCEIÇÃO

    Nesta performance-percurso pelo espaço público de Lisboa, a ceramista, escultora e artista visual cabo-verdiana reimagina o mito de Atlas a partir da figura de uma mulher que nutre e sustém o mundo sobre a sua cabeça.

    +
  • Workshop “Em busca do corpo autónomo”

    26 setembro 2023 — 30 setembro 2023
    São Luiz Teatro Municipal e Estúdios Victor Córdon

    TAMARA CUBAS

    A coreógrafa, artista visual e gestora cultural uruguaia Tamara Cubas convida para um processo de experimentação e análise na ação de determinadas práticas e lógicas que considera úteis na busca por um corpo autónomo.

    +
  • Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer

    27 setembro 2023
    Cinemateca Portuguesa

    GISELA CASIMIRO, JOÃO DOS SANTOS MARTINS, JORGE JÁCOME, JOANA ASCENSÃO E CLAUDIA GALHÓS

    No âmbito do ciclo "Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer", apresentado com o Queer Lisboa, a BoCA organiza uma conversa sobre as complexidades e o impacto do trabalho na cena artística portuguesa de uma das artistas performativas mais influentes do século XX.

    +
  • SPAfrica

    28 setembro 2023
    Teatro Lethes

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +