BoCA Summer School
Workshop com Tadashi Kawamata & Os Espacialistas

 

Nas últimas três décadas, o artista japonês Tadashi Kawamata tem criado instalações site-specific focando-se nos conceitos opostos de construção e destruição, muitas vezes usando material reciclado para transformar as galerias que ocupa e obrigando o visitante a reinterpretar o espaço.
Em Outubro de 2018, Kawamata realizará uma intervenção escultórica de grande escala na Galeria Oval do MAAT. A partir de detritos plásticos recolhidos na costa portuguesa por várias associações de voluntários, o artista propõe-se recriar o efeito de uma onda do mar suspensa sobre os visitantes do museu. A experiência imersiva evoca os distúrbios ecológicos provocados pela poluição dos oceanos, mas também a longa tradição das ilustrações marítimas japonesas, cruzando referências artísticas e poéticas muito diversas.
Em antecipação do seu projeto no MAAT, Tadashi Kawamata partilhará a sua vasta experiência em instalações site-specific. Em conjunto com o coletivo arquitetónico Os Espacialistas, propõe-se um trabalho prático em torno dos pontos de contacto entre a arte e a arquitetura, incluindo noções de composição artística, o tratamento de conceitos e materiais, bem como as relações com o espaço expositivo. O workshop, com uma dimensão teórica e prática, terá uma consequência prática, na construção da instalação de Kawamata na Galeria Oval do MAAT.
Consulte aqui o programa completo do workshop.

 

Biografias dos artistas

 

A quem se destina: estudantes e profissionais de artes, arquitetura e design.
Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, contato telefónico e nota biográfica.
Data limite de inscrição: 25 de agosto.

 

Co-produção: BoCA, MAAT, Fundação Minerva, Universidade Lusíada
Parceria: Fundação GDA
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Millennium BCP, Brigada do Mar / Câmara Municipal de Almada

 

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Patrícia Portela

    27 junho 2021
    Palácio do Marquês de Alegrete

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP e da impressão de livros em braille.

    Convidada: Patrícia Portela (encenadora, escritora)
    Livro escolhido: "As barbas do diabo" Julio Cortázar
    Espaço verde: Palácio do Marquês de Alegrete

    ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Hugo van der Ding

    27 junho 2021
    Casa da Cerca

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto da BoCA que relaciona literatura com os espaços verdes. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidado: Hugo van der Ding (Cartoonista, Cronista)
    Livro escolhido: "Platero e Eu" de Juan Ramón Jiménez
    Espaço verde: Jardim da Casa da Cerca, Almada

    ler mais
  • Na direção da luz

    01 julho 2021 — 31 julho 2021
    Teatro Camões

    HORÁCIO FRUTUOSO

    “Na direção da Luz” é uma intervenção site-specific do artista Horácio Frutuoso para o foyer do Teatro Camões (CNB), dinamizada pela BoCA. Um conjunto de poemas visuais sugerem uma ideia de movimento, de transformação das palavras e do espaço onde estão instalados pela luz.

    1 a 31 Julho 2021

    ler mais