BoCA SUMMER SCHOOL

Workshop com Gary Hill (EUA)

“A Mente Visceral: algures entre mídia eletrónicos, o corpo e línguas maleáveis

 

Gary Hill é um dos mais importantes artistas contemporâneos no trabalho de investigação das relações entre palavras, sons e imagens eletrónicas. A imagem em vídeo, com o seu som, é explorada através de diferentes abordagens de análise de discurso e de modelos de linguagem, como um sistema semântico e semiótico. As suas investigações no campo da linguística e da perceção oferecem reflexões filosóficas e poéticas ressoantes, numa contínua exploração de conjunções formais de elementos eletrónicos visuais e sonoros com o corpo e a identidade.
Neste workshop, o artista norte-americano Gary Hill propõe desenvolver um trabalho prático com um núcleo restrito de participantes em torno da experimentação com diferentes mídias eletrónicos.  Recorrendo à utilização de monitores individuais, de projetores de vídeo ou a um trabalho sonoro, esta é uma oportunidade única para contatar de forma próxima com Gary Hill, artista que continua a explorar uma série de questões diversas no seu corpo de trabalho: a fisicalidade da linguagem, a sinestesia, conceitos percetivos, o espaço ontológico ou a interatividade com o espetador.

 

Biografia do artista

 

A quem se destina: 18-35 anos (m/f), estudantes e artistas com experiência ou algum conhecimento em vídeo e artes visuais.

Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, fotografia, contato telefónico, biografia (máx. 1 página). Serão selecionados 12 participantes.

 

Uma produção da BoCA em parceria com o MAAT

Parceria: Fundação GDA

Apoio: Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

 

Próximos Eventos

ler mais
  • Cattivo

    08 dezembro 2022 — 21 dezembro 2022
    La Villette - Grand Halle, Paris

    MARLENE MONTEIRO FREITAS

    Installation commissioned by BoCA in 2019, CATTIVO is a large-scale installation made up of hundreds of music stands designed by Cape Verdean choreographer Marlene Monteiro Freitas. Through the use of a sensorial type of stage mechanism, these objects, usually at the service of the musician and the score, become subjects with their own feelings and desires. CATTIVO explores the borders of the animal, plant and imaginary worlds.

    +
  • Trouble

    15 dezembro 2022 — 18 dezembro 2022
    La Villette, Paris

    GUS VAN SANT

    O realizador de cinema Gus Van Sant aventura-se na sua primeira criação de palco com uma equipa portuguesa, um espetáculo de teatro musical inspirado em Andy Warhol e no seu esmagador talento para elevar a ícone as imagens, ao mesmo tempo que escalava como persona e artista a um estatuto de celebridade mundial.

    +