BoCA Summer School
Workshop “Arte Útil”, com orientação de Miguel Amado

A expressão “Arte Útil” sugere que a arte pode ser uma ferramenta ou um dispositivo. Este conceito tem vindo a ser proposto pela artista Tania Bruguera e um grupo de investigadores, diretores de museu, comissários e designers informalmente reunidos na Associação de Arte Útil para descrever pessoas que, “através de grupos auto-organisados, iniciativas individuais ou conteúdo gerado por utilizadores, desenvolvem novos métodos e formações sociais para lidar com problemas que antes estavam sob alçada do Estado”. Para Bruguera e companheiros, estas ações não são exemplos isolados, mas parte de uma história da arte enquanto mecanismo de transformação social que o modernismo subalternizou e que urge, por um lado, descrever e, por outro, atualizar como modo de intervenção no mundo atual. Este curso apresenta as linhas gerais da noção de “Arte Útil” através da análise dos seguintes temas: genealogia artística; critérios; estudos de caso artísticos; fontes de informação; debates teóricos; terminologia crítica; exemplos de exposições; aplicação a modelo museológico.

 

Orientação: Miguel Amado (comissário, investigador e crítico) em colaboração com Tania Bruguera e Alistair Hudson.

Biografia do orientador


A quem se destina:
 M/16, estudantes, artistas, investigadores, comissários, críticos e outros profissionais do setor artístico.
Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, contato telefónico e nota biográfica.
Data limite de inscrição: 23 de agosto. As inscrições são feitas por ordem de recepção.

Produção: BoCA
Parceria: Fundação GDA
Apoios: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Millennium BCP

Próximos Eventos

ler mais
  • O Novo Evangelho / The New Gospel

    21 setembro 2023 — 22 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MILO RAU

    “O Novo Evangelho”, vencedor do prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema da Suíça, é ao mesmo tempo uma gravação dos ensaios da peça de teatro e, nos bastidores, uma documentação da luta do ativista político camaronês Yvan Sagnet – o primeiro Jesus negro da história do cinema europeu.

    +
  • Marina Herlop

    21 setembro 2023
    Panteão Nacional

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop traz ao Panteão Nacional o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Em Voz Alta

    22 setembro 2023
    Carpintarias de São Lázaro

    ANTÓNIO POPPE

    “Em Voz Alta” reserva-nos os gestos e palavras intuitivas de António Poppe e as suas manifestações ao vivo — uma poética do inesperado que cruza as várias disciplinas que compõem a prática do artista, da poesia às artes visuais, das artes performativas à meditação.

    +
  • Marina Herlop

    22 setembro 2023
    Ruínas Romanas de Milreu

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop estreia-se no Algarve. Traz a um espaço icónico desta região, as Ruínas Romanas de Milreu, o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • O Carro Falante / The Talking Car

    23 setembro 2023
    Teatro das Figuras

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Maintaino, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +
  • Arrependidos / Regretters

    23 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MARCUS LINDEEN

    No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – decidiram mudar de sexo duas vezes. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais.

    +
  • SPAfrica

    23 setembro 2023 — 24 setembro 2023
    Teatro da Garagem / Teatro Taborda

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +
  • Workshop com Ntando Cele

    24 setembro 2023 — 25 setembro 2023
    Teatro Taborda

    NTANDO CELE

    Neste workshop de teatro, Ntando Cele irá partilhar e experimentar metodologias multidisciplinares para criações que ultrapassam as fronteiras entre teatro físico, vídeo-instalação, concerto e performance.

    +
  • Insularidade

    24 setembro 2023 — 08 outubro 2023
    Espaço público de Lisboa

    JACIRA DA CONCEIÇÃO

    Nesta performance-percurso pelo espaço público de Lisboa, a ceramista, escultora e artista visual cabo-verdiana reimagina o mito de Atlas a partir da figura de uma mulher que nutre e sustém o mundo sobre a sua cabeça.

    +
  • Workshop “Em busca do corpo autónomo”

    26 setembro 2023 — 30 setembro 2023
    São Luiz Teatro Municipal e Estúdios Victor Córdon

    TAMARA CUBAS

    A coreógrafa, artista visual e gestora cultural uruguaia Tamara Cubas convida para um processo de experimentação e análise na ação de determinadas práticas e lógicas que considera úteis na busca por um corpo autónomo.

    +
  • Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer

    27 setembro 2023
    Cinemateca Portuguesa

    GISELA CASIMIRO, JOÃO DOS SANTOS MARTINS, JORGE JÁCOME, JOANA ASCENSÃO E CLAUDIA GALHÓS

    No âmbito do ciclo "Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer", apresentado com o Queer Lisboa, a BoCA organiza uma conversa sobre as complexidades e o impacto do trabalho na cena artística portuguesa de uma das artistas performativas mais influentes do século XX.

    +
  • SPAfrica

    28 setembro 2023
    Teatro Lethes

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +