BoCA Summer School

Workshop com Thierry De Mey (Bélgica)

“FERRAMENTAS DE COMPOSIÇÃO MUSICAL”

 

Figura emblemática da cena belga desde os anos 80/90, Thierry De Mey é co-fundador dos quartetos Maximalist! e Ictus, para os quais compôs várias obras. Desde os anos 80 que colaborou com vários coreógrafos com estéticas, estilos e processos de trabalho diferentes, como Anne Teresa De Keersmaeker, Wim Vandekeybus, Michèle Anne De Mey, Bob Wilson, Iztok Kovac ou William Forsythe. Com os coreógrafos Anne Teresa De Keersmaeker, Wim Vandekeybus e Michèle Anne De Mey foi bem mais que que um compositor, mas um colaborador íntimo na invenção de “estratégias formais”.

A intuição do movimento ocupa um lugar central no seu trabalho: De Mey desenvolveu um conceito de “Música de gestos” para o qual elaborou um vocabulário e um sistema de notação (“Musique de Tables”, “Silence must be!, “Light Music”,…), apresentado por todo o mundo. O postulado da sua escrita musical e fílmica consiste em “recusar a conceção do ritmo como uma simples combinação de durações no interior de uma grelha temporal, mas concebê-lo antes como sistema gerador de ímpetos de quedas e de novos desenvolvimentos”.

Neste workshop, Thierry De Mey explora a utilização de elementos estruturais como dispositivos ativos entre diferentes medias, tais como a música, a dança e o cinema: operadores potentes de comunicação que respeitam especificidades ao mesmo tempo que colocam à disposição dos participantes um conjunto alargado de materiais de composição, com a possibilidade de focarem-se em temas específicos.

 

Biografia do artista

 

A quem se destina: maiores de 16 anos (m/f), compositores, músicos, criadores e intérpretes de artes performativas (teatro, dança, performance).

 

Os candidatos deverão enviar até 24 de agosto um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, fotografia, contato telefónico, biografia e carta de motivação. Serão selecionados 12 participantes.

 

Produção: BoCA

Parceria: Fundação GDA

Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

Próximos Eventos

ler mais