Concerto
PORTUGAL / FRANÇA
Nova Criação – Concerto
A artista multidisciplinar Tânia Carvalho e o performer e músico Matthieu Ehrlacher juntam-se para criar a dupla musical Papillons d’Éternité. Encontram na música tradicional portuguesa – através da escolha de excertos, notas, sons, melodias, harmonias e ritmos que a caracterizam – um ponto base de partida para abrirem a sua aventura musical. Tânia Carvalho já nos deu a conhecer os seus desenhos na edição de 2017 e foi em 2019 que aprendeu a tocar o instrumento chinês erhu para um concerto na bienal BoCA. A música não é estranha a nenhum destes dois artistas, que neste concerto partilham o palco com o Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa, que também vai tocar e cantar.
Neste concerto, os instrumentos tocados por Tânia e Matthieu, saxofone e erhu, fazem com que se abrace esta nova forma de experimentar a tradição com uma outra voz.
As músicas são desmembradas da sua forma original para serem colocadas, parte a parte, na construção de uma viagem sonora, onde os ecos do passado ressoam num mergulho de vozes que vêm de dentro para fora, numa atmosfera que remete à tradição através de uma música experimental que preenche o espaço do Agora.
Criação e interpretação: Papillons d’Éternité (Tânia Carvalho, Matthieu Ehrlacher)
Interpretação: Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa
Direção técnica e operação de som: Juan Mesquita
Comunicação: Sara Ramos
Administração e gestão financeira: Vítor Alves Brotas
Produção: Agência 25
Apoio: MNAC / Museu do Chiado