PRESS PLAY: PABLO BRONSTEIN / Parceria Tate Modern
PRESS PLAY
Exibição de vídeos de performances e filmes de artistas que questionam a relação do corpo performativo, com a arquitetura e a câmara. Projetos artísticos que assentam na relação profunda entre corpo-câmara ou corpo-arquitetura, aqui focados em espaços fechados. A escolha far-se-á directamente ora do arquivo da BoCA, ora via parcerias com outras instituições.
Contamos com parceria BoCA x Tate Modern, na qual Catherine Wood (Curadora Sénior de Performance na Tate Modern) selecionou 3 performances concebidas exclusivamente para a série “BMW Tate Live: Performance Room” (2011-2015), uma série de performances transmitadas ao vivo e pensadas exclusivamente para o ciberespaço, comissionadas pela Tate. Também BoCA x Coleção Fundação Serralves irá apresentar artistas portugueses, nomeadamente os vídeos-poemas-performances de Silvestre Pestana.
Todas as quintas-feiras até, pelo menos, 30 de Junho 2020.
Aqui e nas redes sociais @ BoCA Bienal vamos anunciando quais os vídeos e filmes que serão exibidos, semana a semana.
SEMANA 4
14 MAI: Performance de PABLO BRONSTEIN – “Constantinople Kaleidoscope” (2012)
Parceria Tate Modern, 22H
Curadoria: Catherine Wood
www.youtube.com/bocabienal
“Constantinople Kaleidoscope” (2012) foi uma performance criada pelo artista argentino Pablo Bronstein, e apresentada pela primeira vez em exclusivo na série BMW Tate Live – Performance Room (curadoria de Catherine Wood para a Tate Modern).
Uma ilusão de ótica coreografada, onde quatro colunas espelhadas são movidas numa sala por um grupo de bailarinos, revelando complexos jogos de reflexos. Interessado na interseção entre arquitetura, coreografia e artes visuais, Bronstein explorou neste trabalho diferentes práticas criativas através do espaço físico da Tate Modern e a apresentação online. Agora, para a BoCA Online, volta a ser exibido já esta quinta-feira, às 22h, na nossa conta YouTube. Exibição única!