PRESS PLAY

Exibição de vídeos de performances e filmes de artistas que questionam a relação do corpo performativo, com a arquitetura e a câmara. Projetos artísticos que assentam na relação profunda entre corpo-câmara ou corpo-arquitetura, aqui focados em espaços fechados. A escolha far-se-á directamente ora do arquivo da BoCA, ora via parcerias com outras instituições (Tate Modern e Fundação de Serralves).


SEMANA 5

21 MAI, 22h: GERARD & KELLY, “Schindler/Glass” (2017)
Curadoria: BoCA

Com performances do L.A. Dance Project e música original de SOPHIE e Lucky Dragons, Schindler / Glass foi gravado na Schindler House em West Hollywood, Califórnia, e na Philip Johnson’s Glass House em New Canaan, Connecticut. Ambas são casas que os arquitetos construíram para abrigar relacionamentos tão experimentais quanto os seus projetos. R.M. Schindler construiu a sua casa em 1922 para dois jovens casais, em um dos primeiros exemplos de vida em comunidade, enquanto The Glass House acomodou o arquiteto e seu parceiro David Whitney em um relacionamento que precedeu a rebelião de Stonewall e durou mais de 40 anos.

A narrativa solta do filme de 35 minutos segue uma família de irmãos, que entram e saem de sincronia, se separam e se separam, retornam e se reagrupam nos dois locais. Dois bailarinos na cama de Philip Johnson pairam espectralmente no campo além da casa, refletidos numa das janelas de vidro. Uma câmera móvel traça arcos de coreografia através da arquitetura do cata-vento de R.M. Schindler, explorando a casa como um sistema para enquadrar intimidades. Os bailarinos cantam axiomas sobre a coreografia rítmica: “The home is a mathematical equation / The family is a system of regeneration / Relationships like clockwork…” [“O lar é uma equação matemática / A família é um sistema de regeneração / Relações como um relógio…”].

Gerard & Kelly
Schindler / Glass (2017)
Vídeo HD em dois canais com som, 35 minutos
Edição 2 de 5, com 2 PA

Diretor: Brennan Gerard e Ryan Kelly
Música original: Lucky Dragons e SOPHIE
Editores: Kate Abernathy e Abigail Collins
Diretores de fotografia: Javier Bosques e Alex Salinas-Albrecht
Figurino: Stacey Berman
Assistente de direção: Chris Tynan
Artistas: L.A. Dance Project | Stephanie Amurao, Anthony Bryant, Aaron Carr, Julia Eichten, Morgan Lugo, Nathan Makolandra, Robbie Moore, Rachelle Rafailedes e Lilja Ruriksdottir
Pós-produção: Harbour Picture Company
Assistente de produção: Robert Hickerson
Os artistas agradecem a Cole Akers, Luca Borghese, Charles Fabius, Casey Fremont, Shannon Kirk, Kimberli Meyer, Benjamin Millepied, Bettina Prentice, Joseph Rosa, Darrell Smith e Zak Tucker.

 

Gerard & Kelly são Artistas Residentes da BoCA 2019-2020

 

Próximos Eventos

ler mais
  • Workshop com Cecilia Bengolea

    15 julho 2020 — 17 julho 2020
    Casa da Dança de Almada (Cacilhas)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Dança

    É a primeira vez que a coreógrafa e bailarina argentina dirige um workshop em Portugal. Neste workshop, Cecilia Bengolea propõe dançar e filmar dentro (Casa da Dança de Almada) e fora do estúdio (Cais do Ginjal, em frente ao rio Tejo).
    Partindo do seu imenso arquivo de vídeos, gravados por todo o mundo, Bengolea partilhará a sua prática em dança e em vídeo para refletir em conjunto como uma atividade pode influenciar a outra.

    ler mais
  • Workshop com Dora García

    04 setembro 2020 — 06 setembro 2020
    MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Performance / Artes Visuais

    A premiada artista espanhola Dora García vem a Lisboa pela primeira vez dirigir um workshop de performance, no MAAT. Como reagir a um sistema de realidade do qual não fazemos parte? O sentimento de estranhamento está a aumentar, a distância está a aumentar, e é cada vez mais difícil encontrar pontos de ancoragem em um sistema que repete os mesmos erros repetidamente.

    ler mais
  • Workshop com Stefan Kaegi / Rimini Protokoll

    17 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Teatro

    Imaginem uma conferência para a qual ninguém se desloca. Uma performance na qual os principais cientistas convidados não aparecem fisicamente, mas são representados por artistas locais. "Conferência dos Ausentes" é um projeto para o qual a companhia Rimini Protokoll está a pesquisar. Em Lisboa, será um workshop sobre cooperação global numa crise global para estudantes e profissionais de artes performativas, de escrita e áreas conexas.

    ler mais
  • Sobre especialistas transplantados e públicos controlados remotamente

    17 setembro 2020
    Culturgest Lisboa

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Conferência | entrada livre

    Stefan Kaegi estará em Lisboa para dirigir um workshop e apresentar uma conferência, em que mostrará e comentará vídeos curtos sobre produções recentes da companhia de teatro alemã Rimini Protokoll, incluindo 50 espetadores com controle remoto, 100 cidadãos estatisticamente escolhidos de São Paulo, bem como traficantes internacionais de armas e espaços imersivos, lembrando os legados das pessoas após o fim das suas vidas.

    ler mais
  • Workshop com João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata

    19 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Cinema

    Os realizadores de cinema João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata dirigem o workshop "Ficção a 2 metros de distância", onde abordam o que poderá ser o cinema com restrições / limitações / condicionalismos / contrariedades / obstáculos / antagonismos / entraves, ou seja, os condicionalismo diários da criação cinematográfica. Os participantes são convidados a trazer o seu esboço de filme ou projeto audiovisual.

    ler mais