ITÁLIA
Estreia Nacional – Performance-instalação
“O Terceiro Reich”

Romeo Castellucci é um dos maiores nomes do teatro europeu, um mestre na criação de imagens que se alojam na nossa memória para sempre. A sua mais recente criação, “O Terceiro Reich”, é uma vídeo-instalação performativa baseada na representação espectral de todos os nomes. Todos os substantivos encontrados no dicionário italiano (aqui traduzidos para português) são projetados, em sequência, um a um. Estes substantivos representam potencialmente todos os objetos da realidade que têm um nome.

A velocidade dessa sequência é dada pela nossa capacidade de reter, com base na nossa retina e na nossa memória, uma palavra que aparece num flash, com duração de um vigésimo de segundo. Isso restringe o nosso olhar, que logo atinge um ponto crítico onde ocorre uma fusão, pouco antes da nossa percepção perder o controle. Nesta oscilação, não é mais possível distinguir as palavras individualmente. Na situação-limite criada por esta máquina de disparar palavras, algumas deixarão um rastro no córtex visual do espectador, enquanto outras, a maioria, se perderão. O espectador, indefeso quando tratado desta forma, está sujeito à palavra humana, por uma questão de quantidade. Não o quê, mas quanto. Este furioso conjunto de substantivos não deixa espaço para escolha ou discernimento. O núcleo da linguagem retorna ao ruído branco, que leva ao caos.

O Terceiro Reich” é a imagem de uma comunicação imposta e obrigatória, cuja violência é acompanhada pela sua reivindicação de igualdade. Aqui, uma máquina de linguagem esgota esferas inteiras da realidade, pois os substantivos são todos iguais, produzidos mecanicamente em massa, como edifícios pré-fabricados em um conhecimento que não deixa espaço para escapar. Todas as pausas são abolidas, ocupadas. A pausa, ou a ausência de palavras, torna-se um campo de batalha pelas palavras e a sua agressão militar; os substantivos do dicionário, projetados na tela, são bandeiras cravadas numa terra conquistada.


A instalação inclui música de alto volume e imagens de alta frequência que podem não ser recomendadas para pessoas que sofrem de epilepsia e pessoas fotossensíveis.


Criação:
Romeo Castellucci
Som: Scott Gibbons
Coreografia: Gloria Dorliguzzo
Interpretação: Jessica D’Angelo
Criação de vídeo: Luca Mattei
Consultor IT: Alessandro Colla
Produção: Societas
Apoio: Museu Nacional dos Coches

Próximos Eventos

ler mais
  • O Novo Evangelho / The New Gospel

    21 setembro 2023 — 22 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MILO RAU

    “O Novo Evangelho”, vencedor do prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema da Suíça, é ao mesmo tempo uma gravação dos ensaios da peça de teatro e, nos bastidores, uma documentação da luta do ativista político camaronês Yvan Sagnet – o primeiro Jesus negro da história do cinema europeu.

    +
  • Marina Herlop

    21 setembro 2023
    Panteão Nacional

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop traz ao Panteão Nacional o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Marina Herlop

    22 setembro 2023
    Ruínas Romanas de Milreu

    MARINA HERLOP

    A catalã Marina Herlop estreia-se no Algarve. Traz a um espaço icónico desta região, as Ruínas Romanas de Milreu, o seu jardim de referências sónicas, a música Carnatic do sul da Índia e as suas acrobacias vocais alienígenas.

    +
  • Em Voz Alta

    22 setembro 2023
    Carpintarias de São Lázaro

    ANTÓNIO POPPE

    “Em Voz Alta” reserva-nos os gestos e palavras intuitivas de António Poppe e as suas manifestações ao vivo — uma poética do inesperado que cruza as várias disciplinas que compõem a prática do artista, da poesia às artes visuais, das artes performativas à meditação.

    +
  • O Carro Falante / The Talking Car

    23 setembro 2023
    Teatro das Figuras

    AGNIESZKA POLSKA

    A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Maintaino, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

    +
  • Arrependidos / Regretters

    23 setembro 2023
    Cinema Ideal

    MARCUS LINDEEN

    No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – decidiram mudar de sexo duas vezes. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais.

    +
  • SPAfrica

    23 setembro 2023 — 24 setembro 2023
    Teatro da Garagem / Teatro Taborda

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +
  • Workshop com Ntando Cele

    24 setembro 2023 — 25 setembro 2023
    Teatro Taborda

    NTANDO CELE

    Neste workshop de teatro, Ntando Cele irá partilhar e experimentar metodologias multidisciplinares para criações que ultrapassam as fronteiras entre teatro físico, vídeo-instalação, concerto e performance.

    +
  • Insularidade

    24 setembro 2023 — 08 outubro 2023
    Espaço público de Lisboa

    JACIRA DA CONCEIÇÃO

    Nesta performance-percurso pelo espaço público de Lisboa, a ceramista, escultora e artista visual cabo-verdiana reimagina o mito de Atlas a partir da figura de uma mulher que nutre e sustém o mundo sobre a sua cabeça.

    +
  • Workshop “Em busca do corpo autónomo”

    26 setembro 2023 — 30 setembro 2023
    São Luiz Teatro Municipal e Estúdios Victor Córdon

    TAMARA CUBAS

    A coreógrafa, artista visual e gestora cultural uruguaia Tamara Cubas convida para um processo de experimentação e análise na ação de determinadas práticas e lógicas que considera úteis na busca por um corpo autónomo.

    +
  • Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer

    27 setembro 2023
    Cinemateca Portuguesa

    GISELA CASIMIRO, JOÃO DOS SANTOS MARTINS, JORGE JÁCOME, JOANA ASCENSÃO E CLAUDIA GALHÓS

    No âmbito do ciclo "Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer", apresentado com o Queer Lisboa, a BoCA organiza uma conversa sobre as complexidades e o impacto do trabalho na cena artística portuguesa de uma das artistas performativas mais influentes do século XX.

    +
  • SPAfrica

    28 setembro 2023
    Teatro Lethes

    JULIAN HETZEL & NTANDO CELE

    SPAfrica é um espetáculo sobre empatia e extrativismo. Um projeto que explora a forma como o capitalismo está ligado ao racismo. Hetzel e Cele questionam a forma como os bens intangíveis, como a identidade e o passado cultural, são capitalizados. No mercado internacional da arte, o passado cultural e a identidade dos protagonistas tornaram-se recursos valiosos para a criação de valor.

    +