HOMEWORK

Inspirado no movimento Fluxus, em que artistas escreviam instruções para serem ativadas pelo público dentro dos museus, a BoCA convida agora artistas para escreverem instruções para ativação em casa. Todas as segunda-feira, são partilhadas partituras inéditas que desafiam o público a um diálogo entre o exterior e o interior, o corpo e a imaginação.

Todas as segundas-feiras lançamos a programação da semana no nosso website e redes sociais. Subscreve a nossa newsletter e o nosso canal de Youtube para receberes notícias em primeira mão.


SEMANA 7

1 JUN: Clara Andermatt (coreógrafa)

Nasceu em Lisboa em 1963. Considerada uma das pioneiras do movimento da nova dança portuguesa, a carreira de Clara Andermatt revelou, ao longo dos anos, uma identidade artística particularmente singular no panorama artístico nacional e internacional, e um percurso que, indubitavelmente, deixou a sua marca na história da dança contemporânea portuguesa.
Iniciou os seus estudos de dança com sua mãe Luna Andermatt. Em 1984 graduou-se pelo London Studio Centre, em Londres, recebeu a Bolsa Bridget Espinosa, atribuída anualmente apenas a um aluno, bem como a distinção “The Best Student Award”. Nesse mesmo ano obtém o diploma completo da Royal Academy of Dance de Londres. Foi bolseira do Jacob’s Pillow (Lee, Massachussets, 1988), do American Dance Festival – I.C.R. (Durham, 1994) e do Bates Dance Festival (Maine, 2002). Integrou entre 1984-88 a Companhia de Dança de Lisboa (dirigida por Rui Horta), e entre 1989- 91 a Companhia Metros, em Barcelona (companhia de autor de Ramón Oller).
Em 1991 volta a estabelecer-se em Portugal e cria a sua própria Companhia, atualmente designada como ACCCA – Associação Cultural Companhia Clara Andermatt, coreografando um vasto número de obras regularmente apresentadas em território nacional e no estrangeiro.
Em 1994 inicia uma forte relação com Cabo Verde, cria vários projetos com intérpretes locais, ações de formação e colaborações com artistas de diferentes áreas, que culminam numa série de residências, projetos e espetáculos. Uma colaboração por 7 anos consecutivos e que perdura até hoje.
É regularmente convidada a criar para outras companhias, a lecionar em diversos estabelecimentos de ensino, e a participar como coreógrafa nas áreas do cinema e teatro. Ao longo da sua carreira coreografou mais de 50 obras. Assina quatro peças para o Ballet Gulbenkian (entre 1996-2004), e mantém igualmente uma estreita relação com a Companhia Nacional de Bailado, que a convidou a coreografar três espetáculos (entre 2011-2020).
O seu percurso é marcado pela viagem, pelo encontro com outras culturas e outras linguagens artísticas, especialmente nas zonas de fronteira entre formatos e estilos, entre o corpo treinado e não treinado e o desejo de aproximação do outro, procurando sentir e perceber a singularidade de cada indivíduo. Com uma linguagem muito própria, tem desenvolvido um trabalho singular de dupla dimensão: artística e inclusiva.
Desde 2015 que, a partir de um convite da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, faz a direção artística do projeto “Lab inDança”. Um projeto de dança inclusiva também apoiado pelo programa PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian. (2019-2021).

 

Próximos Eventos

ler mais
  • Workshop com Cecilia Bengolea

    15 julho 2020 — 17 julho 2020
    Casa da Dança de Almada (Cacilhas)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Dança

    É a primeira vez que a coreógrafa e bailarina argentina dirige um workshop em Portugal. Neste workshop, Cecilia Bengolea propõe dançar e filmar dentro (Casa da Dança de Almada) e fora do estúdio (Cais do Ginjal, em frente ao rio Tejo).
    Partindo do seu imenso arquivo de vídeos, gravados por todo o mundo, Bengolea partilhará a sua prática em dança e em vídeo para refletir em conjunto como uma atividade pode influenciar a outra.

    ler mais
  • Workshop com Dora García

    04 setembro 2020 — 06 setembro 2020
    MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Performance / Artes Visuais

    A premiada artista espanhola Dora García vem a Lisboa pela primeira vez dirigir um workshop de performance, no MAAT. Como reagir a um sistema de realidade do qual não fazemos parte? O sentimento de estranhamento está a aumentar, a distância está a aumentar, e é cada vez mais difícil encontrar pontos de ancoragem em um sistema que repete os mesmos erros repetidamente.

    ler mais
  • Workshop com Gerard & Kelly

    15 setembro 2020 — 18 setembro 2020
    Estúdios Vítor Córdon

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Dança

    Os coreógrafos e artistas Gerard & Kelly regressa a Lisboa para um workshop. Através de uma série de práticas de movimento e de escrita, propõem desacelerar e criar espaço para que surjam perguntas. Como entramos e saímos de sincronia uns com os outros? Como nos aproxima da história e da política a consciência do tempo? O que é queer, feminista e pós-colonial com o passar do tempo?

    ler mais
  • Sobre especialistas transplantados e públicos controlados remotamente

    17 setembro 2020
    Culturgest Lisboa

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Conferência | entrada livre

    Stefan Kaegi estará em Lisboa para dirigir um workshop e apresentar uma conferência, em que mostrará e comentará vídeos curtos sobre produções recentes da companhia de teatro alemã Rimini Protokoll, incluindo 50 espetadores com controle remoto, 100 cidadãos estatisticamente escolhidos de São Paulo, bem como traficantes internacionais de armas e espaços imersivos, lembrando os legados das pessoas após o fim das suas vidas.

    ler mais
  • Workshop com Stefan Kaegi / Rimini Protokoll

    17 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Teatro

    Imaginem uma conferência para a qual ninguém se desloca. Uma performance na qual os principais cientistas convidados não aparecem fisicamente, mas são representados por artistas locais. "Conferência dos Ausentes" é um projeto para o qual a companhia Rimini Protokoll está a pesquisar. Em Lisboa, será um workshop sobre cooperação global numa crise global para estudantes e profissionais de artes performativas, de escrita e áreas conexas.

    ler mais
  • Workshop com João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata

    19 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Cinema

    Os realizadores de cinema João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata dirigem o workshop "Ficção a 2 metros de distância", onde abordam o que poderá ser o cinema com restrições / limitações / condicionalismos / contrariedades / obstáculos / antagonismos / entraves, ou seja, os condicionalismo diários da criação cinematográfica. Os participantes são convidados a trazer o seu esboço de filme ou projeto audiovisual.

    ler mais