Salomé Lamas tem desenvolvido um corpo de trabalho destinado a salas de cinema, a museus e a galerias. Lamas procura diluir a suposta fronteira entre documentário e ficção. Interessada pela relação intrínseca entre narrativa, memória e história, Lamas utiliza a narrativa para explorar o traumaticamente reprimido, aparentemente irrepresentável ou historicamente invisível, desde os horrores da violência colonial até às paisagens do capital global.

Para a BoCA, a artista apresenta em estreia mundial “Fatamorgana”, a sua primeira criação de palco. Uma paródia política, onde uma mulher dá por si num museu de cera – nos arredores de Beirute – após a hora do fecho, e de onde emergem figuras históricas – outras contemporâneas. Tal como Molly Bloom e, mais virtuosa, Penélope, Hanan espera pelo marido. Hosni Mubarak, Yasser Arafat, Bill Clinton, Donald Trump, Saddam Hussein, Georges W. Bush, Bashar al-Assad ou o Homem Mais Baixo do Mundo são algumas das personagens que emergem, como fantasmas, e com quem dialoga, limpando-lhes o pó. Hanan torna-se surda, torna-se cega e, provavelmente, muda. Para que servem as palavras quando ninguém as ouve?

 

Conceção e direção artística Salomé Lamas
Texto Isabel Ramos em colaboração com Salomé Lamas
Interpretação Antónia Terrinha
Prólogo beirute
Com a participação em filme de Christine Choueiry, Roula Hamadeh, Caroline Hatem, Nada Abou Farhat, Claude Baz
Direção de fotografia Boris Levy
Direção de produção Elie Deek
Assistência de produção Hanady Abi Raad
Location Ashkal Alwan

Participação especial (audio)
Funcionário Ricardo Teixeira
Cliente Shopping Ana Jotta
Guia do Museu Hezbollah Diogo Bento
Turista I Cátia Tomé
Turista II João Abreu
Rapazinho David Simões
Mãe Crista Alfaiate

Personagens secundárias (audio)
Mohammed Saeed Al-Sahaf anónimo
Yasser Arafat Mohammad Fayyad
Saddam Hussein anónimo
George W. Bush Carlos Beja
Ronald Reagan Randolph Albright
Vladimir Putin Andrey Zhakin
Donald Trump anónimo
Sabah Alaa Alltarir
Voz ao Telefone Sumiati Syamsu
Hosni Mubarak António Ghali
Fattest Man In The World anónimo
Shortest Man In The World Jerrald James
T.E. Lawrence anónimo
Bashar Al-Assad anónimo
Abdullah Bin Abdzul Aziz Al-Saud anónimo
Coro Andreia Soares, Bruno Lima, João Bebiano, Lyvia Macrino, Mariana Ponte, Marta Martins
Muammar Al-Kadhafi anónimo
Bill Clinton Michael Baum
Flash News Tiago Filipe Pereira e Sofia Pêgo
Hassan Nasrallah Hadi Alia
Recep Erdogan anónimo
John Kerry Keith Davis

Desenho de som e mistura Miguel Martins
Gravações em estúdio Miguel Martins, Tiago Matos
Desenho de luz Rui Monteiro
Aconselhamento à cenografia e figurinos Fernando Brízio
Figurino Alexandra Moura
Maquilhagem e cabelos Raquel Laranjo
Vídeo Salomé Lamas
Grafismos Sofia Bairrão
Pós-produção de imagem Andreia Bertini
Direção de produção Joana Gusmão
Assistência à produção e encenação Maria Inês Gonçalves
Estagiárias Michal Shanny, Laura Martins

Traduções
António Martins (Português-Esperanto), Gloria Dominguez (Português-Inglês), Harjanti Bandeira (Português-Bahasa), Noradine Taibi (Português-Árabe), Olga Shkel (Português-Russo), Vasco Menezes (Português-Inglês)

Estúdio de som Walla Collective
Estúdio de montagem Lamaland
Estúdio de ensaios Centro Cultural de Belém
Laboratório Ingreme

Produção BoCA
Co-produção Centro Cultural de Belém, Colectivo 84, Les Films du Bal (Judith Lou Levy, Eve Robin)
Apoio Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes
Apoio ao desenvolvimento Marra.tein, Ashkal Alwan, CNAP – Centre National des Arts Plastiques
Apoio adicional ValorPneu, Screen Miguel Nabinho, Walla Studio, Ingreme, Alexandra Moura, Lourisom

 

 

Biografia

 

Cenário de “Fatamorgana” conta com o apoio de

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