Salomé Lamas tem desenvolvido um corpo de trabalho destinado a salas de cinema, a museus e a galerias. Lamas procura diluir a suposta fronteira entre documentário e ficção. Interessada pela relação intrínseca entre narrativa, memória e história, Lamas utiliza a narrativa para explorar o traumaticamente reprimido, aparentemente irrepresentável ou historicamente invisível, desde os horrores da violência colonial até às paisagens do capital global.

Para a BoCA, a artista apresenta em estreia mundial “Fatamorgana”, a sua primeira criação de palco. Uma paródia política, onde uma mulher dá por si num museu de cera – nos arredores de Beirute – após a hora do fecho, e de onde emergem figuras históricas – outras contemporâneas. Tal como Molly Bloom e, mais virtuosa, Penélope, Hanan espera pelo marido. Hosni Mubarak, Yasser Arafat, Bill Clinton, Donald Trump, Saddam Hussein, Georges W. Bush, Bashar al-Assad ou o Homem Mais Baixo do Mundo são algumas das personagens que emergem, como fantasmas, e com quem dialoga, limpando-lhes o pó. Hanan torna-se surda, torna-se cega e, provavelmente, muda. Para que servem as palavras quando ninguém as ouve?

Conceção e direção artística Salomé Lamas
Texto Isabel Ramos em colaboração com Salomé Lamas
Interpretação Antónia Terrinha
Prólogo beirute
Com a participação em filme de Christine Choueiry, Roula Hamadeh, Caroline Hatem, Nada Abou Farhat, Claude Baz
Direção de fotografia Boris Levy
Direção de produção Elie Deek
Assistência de produção Hanady Abi Raad
Location Ashkal Alwan

Participação especial (audio)
Funcionário Ricardo Teixeira
Cliente Shopping Ana Jotta
Guia do Museu Hezbollah Diogo Bento
Turista I Cátia Tomé
Turista II João Abreu
Rapazinho David Simões
Mãe Crista Alfaiate

Personagens secundárias (audio)
Mohammed Saeed Al-Sahaf anónimo
Yasser Arafat Mohammad Fayyad
Saddam Hussein anónimo
George W. Bush Carlos Beja
Ronald Reagan Randolph Albright
Vladimir Putin Andrey Zhakin
Donald Trump anónimo
Sabah Alaa Alltarir
Voz ao Telefone Sumiati Syamsu
Hosni Mubarak António Ghali
Fattest Man In The World anónimo
Shortest Man In The World Jerrald James
T.E. Lawrence anónimo
Bashar Al-Assad anónimo
Abdullah Bin Abdzul Aziz Al-Saud anónimo
Coro Andreia Soares, Bruno Lima, João Bebiano, Lyvia Macrino, Mariana Ponte, Marta Martins
Muammar Al-Kadhafi anónimo
Bill Clinton Michael Baum
Flash News Tiago Filipe Pereira e Sofia Pêgo
Hassan Nasrallah Hadi Alia
Recep Erdogan anónimo
John Kerry Keith Davis

Desenho de som e mistura Miguel Martins
Gravações em estúdio Miguel Martins, Tiago Matos
Desenho de luz Rui Monteiro
Aconselhamento à cenografia e figurinos Fernando Brízio
Figurino Alexandra Moura
Maquilhagem e cabelos Raquel Laranjo
Vídeo Salomé Lamas
Grafismos Sofia Bairrão
Pós-produção de imagem Andreia Bertini
Direção de produção Joana Gusmão
Assistência à produção e encenação Maria Inês Gonçalves
Estagiárias Michal Shanny, Laura Martins

Traduções
António Martins (Português-Esperanto), Gloria Dominguez (Português-Inglês), Harjanti Bandeira (Português-Bahasa), Noradine Taibi (Português-Árabe), Olga Shkel (Português-Russo), Vasco Menezes (Português-Inglês)

Estúdio de som Walla Collective
Estúdio de montagem Lamaland
Estúdio de ensaios Centro Cultural de Belém
Laboratório Ingreme

Produção BoCA
Co-produção Centro Cultural de Belém, Colectivo 84, Les Films du Bal (Judith Lou Levy, Eve Robin)
Apoio Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes
Apoio ao desenvolvimento Marra.tein, Ashkal Alwan, CNAP – Centre National des Arts Plastiques
Apoio adicional ValorPneuScreen Miguel Nabinho, Walla Studio, IngremeAlexandra MouraLourisom

Biografia

Próximos Eventos

ler mais
  • A Viagem Invertida / Barcelona

    25 outubro 2019
    Caixa Forum / Barcelona

    PEDRO BARATEIRO

    Depois da estreia mundial na BoCA 2019, a performance "A Viagem Invertida" é apresentada no contexto da exposição "En Caída Libre", com curadoria de João Laia, em Barcelona. Tem como paisagem a exploração das minas de lítio em Portugal, numa investigação que passa também pelo livro “Queda sem fim, seguido de Descida de Maleström, de Edgar Allan Poe”, de José A. Bragança de Miranda. Com interpretação de Pedro Barateiro e de Lula Pena, e música de Raw Forest.

    ler mais
  • OS ANIMAIS E O DINHEIRO / Buenos Aires

    04 dezembro 2019
    Centro Cultural San Martín, Buenos Aires

    GONÇALO M. TAVARES & OS ESPACIALISTAS

    Concebido para a bienal BoCA 2019, Gonçalo M. Tavares e os Espacialistas criaram três performances-conferências inéditas, apresentadas em salas de teatro, a partir do tema “Os Animais e o Dinheiro”. Juntos e pela primeira vez em palco, os artistas desenvolvem formas de sentir acima da média, a partir de textos, imagens, gestos, objetos e espaços em permanente construção, com o público presente.

    ler mais
  • COMO FAZER UMA MÁSCARA / Buenos Aires

    04 dezembro 2019
    Centro Cultural San Martín, Buenos Aires

    PEDRO BARATEIRO

    A performance "Como Fazer uma Máscara" de Pedro Barateiro é um monólogo, acompanhado por um conjunto de imagens projectadas, em que o artista tenta pensar a questão da máscara, através de dispositivos de linguagem e imagem e exemplos que vão da história do teatro ocidental a testes de personalidade.

    ler mais
  • Hard to be a god / Bangkok

    06 dezembro 2019 — 07 dezembro 2019
    Neilson Hays Library / Bangkok

    JOHN ROMÃO & ROMEU RUNA

    Depois da sua estreia mundial no contexto da BoCA 2017, em Lisboa, a performance “Hard to be a god” continua a sua circulação internacional e viaja agora até Bangkok. Os espectadores observam a performance através de uma janela de vidro que separa a ação de seu próprio corpo (protegido), como se fosse uma tela, enquadrando a ação exterior. Uma luta entre a natureza - em todo o seu esplendor - e a tecnologia.

    ler mais
  • OS ANIMAIS E O DINHEIRO / Santiago do Chile

    07 dezembro 2019
    Matucana 100, Santiago do Chile

    GONÇALO M. TAVARES & OS ESPACIALISTAS

    Concebido para a bienal BoCA 2019, Gonçalo M. Tavares e os Espacialistas criaram três performances-conferências inéditas, apresentadas em salas de teatro, a partir do tema “Os Animais e o Dinheiro”. Juntos e pela primeira vez em palco, os artistas desenvolvem formas de sentir acima da média, a partir de textos, imagens, gestos, objetos e espaços em permanente construção, com o público presente.

    ler mais
  • A Viagem Invertida / Santiago do Chile

    07 dezembro 2019
    Matucana 100, Santiago do Chile

    PEDRO BARATEIRO

    Depois da sua estreia mundial na BoCA 2019, a performance "A Viagem Invertida" continua em digressão internacional. "A Viagem Invertida" tem como paisagem a exploração das minas de lítio em Portugal, numa investigação que passa também pelo livro “Queda sem fim, seguido de Descida de Maleström, de Edgar Allan Poe”, de José A. Bragança de Miranda. Com interpretação de Pedro Barateiro e música de Raw Forest.

    ler mais
  • Cattivo

    18 fevereiro 2020 — 23 fevereiro 2020
    São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

    MARLENE MONTEIRO FREITAS

    Na edição BoCA 2019, a bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas transgrediu a sua prática e criou “Cattivo”, a sua primeira (mega) instalação composta por centenas de estantes de partitura, que são exploradas até ao limite das suas propriedades expressivas. Assistimos à capacidade de encarnarem estados emocionais e de tomarem decisões, manipulando-se a si mesmas e a outros objetos. Agora é a oportunidade única de descobrir a adaptação desta criação ao SLTM.

    ler mais