Tania Bruguera (1968) é uma artista cubana que tem operado na interseção entre arte e vida, explorando o papel que o artista e a arte podem ter na sociedade de hoje e na esfera política. Durante mais de 25 anos, Bruguera criou performances e instalações socialmente ativas que examinam a natureza das estruturas do poder político e o seu efeito sobre as vidas dos indivíduos e grupos mais vulneráveis da sociedade. A sua pesquisa centra-se na maneira como a arte pode ser aplicada à vida política quotidiana.

As suas obras expõem os efeitos sociais das forças políticas e apresentam questões globais de poder, migração, censura e repressão através de obras participativas que transformam “espetadores” em “cidadãos”. Ao criar propostas e modelos estéticos para o uso e adaptação dos outros, define-se como iniciadora em vez de autora, e colabora regularmente com vários indivíduos e instituições (MoMA, Gugghenheim, Tate, Bienal de Havana, etc.) para que a plena realização da sua obra ocorra quando os outros a adotam e perpetuam.

Promovendo o conceito de arte útil (literalmente, arte enquanto um benefício e uma ferramenta), Tania Bruguera propõe soluções para problemas sociopolíticos através da implementação da arte e desenvolve projetos de longo prazo que incluem um centro comunitário, um partido político para imigrantes e a escola Arte de Conduta.

Projetado para o contexto da BoCA, a artista desafia-se a entrar no território do teatro, propondo encenar “Endgame” (Fim de partida) de Samuel Beckett, texto que leu em 1998 e para o qual desenhou uma gigante estrutura cilíndrica, constituída por andaimes, que será habitada pelo público, que vê o espetáculo de cima para baixo.

 

Endgame
by Samuel Beckett

Direção Tania Bruguera
Arquitetos Dotan Gertler Studio
Com Brian Mendes, Jess Barbagallo, Pedro Aires e Lara Ferreira
Desenho de luz Rui Monteiro
Assistência de iluminação Carin Geada e Manuel Alão
Desenho de som Rui Lima e Sérgio Martins
Gravação sonora Luke Martinez
Assistente de direção Mitchell Polonsky
Direção técnica Patrícia Gilvaia
Produção executiva Francisca Aires
Direção de produção Ana Rita Osório
Produção BoCA
Apoio Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes
Co-produção Teatro Nacional de São João, Colectivo 84, Kunsten Festival des Arts, Théâtre Nanterre-Amandiers, Festival d’Automne à Paris, Fondation d’Enterprise Hermès, International Summer Festival Hamburg, Estudio Bruguera, International Summer Festival Kampnagel (Hamburgo)

Biografia

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