Tania Bruguera (1968) é uma artista cubana que tem operado na interseção entre arte e vida, explorando o papel que o artista e a arte podem ter na sociedade de hoje e na esfera política. Durante mais de 25 anos, Bruguera criou performances e instalações socialmente ativas que examinam a natureza das estruturas do poder político e o seu efeito sobre as vidas dos indivíduos e grupos mais vulneráveis da sociedade. A sua pesquisa centra-se na maneira como a arte pode ser aplicada à vida política quotidiana.

As suas obras expõem os efeitos sociais das forças políticas e apresentam questões globais de poder, migração, censura e repressão através de obras participativas que transformam “espetadores” em “cidadãos”. Ao criar propostas e modelos estéticos para o uso e adaptação dos outros, define-se como iniciadora em vez de autora, e colabora regularmente com vários indivíduos e instituições (MoMA, Gugghenheim, Tate, Bienal de Havana, etc.) para que a plena realização da sua obra ocorra quando os outros a adotam e perpetuam.

Promovendo o conceito de arte útil (literalmente, arte enquanto um benefício e uma ferramenta), Tania Bruguera propõe soluções para problemas sociopolíticos através da implementação da arte e desenvolve projetos de longo prazo que incluem um centro comunitário, um partido político para imigrantes e a escola Arte de Conduta.

Projetado para o contexto da BoCA, a artista desafia-se a entrar no território do teatro, propondo encenar “Endgame” (Fim de partida) de Samuel Beckett, texto que leu em 1998 e para o qual desenhou uma gigante estrutura cilíndrica, constituída por andaimes, que será habitada pelo público, que vê o espetáculo de cima para baixo.

 

Endgame
by Samuel Beckett

Direção Tania Bruguera
Arquitetos Dotan Gertler Studio
Com Brian Mendes, Jess Barbagallo, Pedro Aires e Lara Ferreira
Desenho de luz Rui Monteiro
Assistência de iluminação Carin Geada e Manuel Alão
Desenho de som Rui Lima e Sérgio Martins
Gravação sonora Luke Martinez
Assistente de direção Mitchell Polonsky
Direção técnica Patrícia Gilvaia
Produção executiva Francisca Aires
Direção de produção Ana Rita Osório
Produção BoCA
Apoio Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes
Co-produção Teatro Nacional de São João, Colectivo 84, Kunsten Festival des Arts, Théâtre Nanterre-Amandiers, Festival d’Automne à Paris, Fondation d’Enterprise Hermès, International Summer Festival Hamburg, Estudio Bruguera, International Summer Festival Kampnagel (Hamburgo)

Biografia

Próximos Eventos

ler mais
  • Workshop com Cecilia Bengolea

    15 julho 2020 — 17 julho 2020
    Casa da Dança de Almada (Cacilhas)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Dança

    É a primeira vez que a coreógrafa e bailarina argentina dirige um workshop em Portugal. Neste workshop, Cecilia Bengolea propõe dançar e filmar dentro (Casa da Dança de Almada) e fora do estúdio (Cais do Ginjal, em frente ao rio Tejo).
    Partindo do seu imenso arquivo de vídeos, gravados por todo o mundo, Bengolea partilhará a sua prática em dança e em vídeo para refletir em conjunto como uma atividade pode influenciar a outra.

    ler mais
  • Workshop com Dora García

    04 setembro 2020 — 06 setembro 2020
    MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Performance / Artes Visuais

    A premiada artista espanhola Dora García vem a Lisboa pela primeira vez dirigir um workshop de performance, no MAAT. Como reagir a um sistema de realidade do qual não fazemos parte? O sentimento de estranhamento está a aumentar, a distância está a aumentar, e é cada vez mais difícil encontrar pontos de ancoragem em um sistema que repete os mesmos erros repetidamente.

    ler mais
  • Workshop com Stefan Kaegi / Rimini Protokoll

    17 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Teatro

    Imaginem uma conferência para a qual ninguém se desloca. Uma performance na qual os principais cientistas convidados não aparecem fisicamente, mas são representados por artistas locais. "Conferência dos Ausentes" é um projeto para o qual a companhia Rimini Protokoll está a pesquisar. Em Lisboa, será um workshop sobre cooperação global numa crise global para estudantes e profissionais de artes performativas, de escrita e áreas conexas.

    ler mais
  • Sobre especialistas transplantados e públicos controlados remotamente

    17 setembro 2020
    Culturgest Lisboa

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Conferência | entrada livre

    Stefan Kaegi estará em Lisboa para dirigir um workshop e apresentar uma conferência, em que mostrará e comentará vídeos curtos sobre produções recentes da companhia de teatro alemã Rimini Protokoll, incluindo 50 espetadores com controle remoto, 100 cidadãos estatisticamente escolhidos de São Paulo, bem como traficantes internacionais de armas e espaços imersivos, lembrando os legados das pessoas após o fim das suas vidas.

    ler mais
  • Workshop com João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata

    19 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Cinema

    Os realizadores de cinema João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata dirigem o workshop "Ficção a 2 metros de distância", onde abordam o que poderá ser o cinema com restrições / limitações / condicionalismos / contrariedades / obstáculos / antagonismos / entraves, ou seja, os condicionalismo diários da criação cinematográfica. Os participantes são convidados a trazer o seu esboço de filme ou projeto audiovisual.

    ler mais