ECOTEMPORÂNEOS

Este é o projeto que tem juntado personalidades diferentes a pensar os espaços verdes da cidade de Lisboa em relação com a literatura. Agora, em formato online, cada convidado partilha uma fotografia sua numa paisagem natural, relacionando-a com um livro que tenha em casa. Estabelece-se um diálogo entre o interior e o exterior, entre o corpo (confinado na habitação e na fotografia), a natureza e a imaginação. Uma conversa informal via live do instagram na qual a comunidade online é chamada a participar.
Todos os domingos até, pelo menos, 30 de Junho 2020.

 

SEMANA 10

Convidado: Tiago Rodrigues (encenador, dramaturgo, diretor artístico do TNDMII)
Fotografia: Mata Nacional do Buçaco, Fevereiro 2020
Livro escolhido: “O Ginjal” de Anton Tchékhov, trad. Filipe Guerra e Nina Guerra (edição: Relógio D’Água)

Apoio à sessão: Relógio D’Água

Tiago Rodrigues é ator, dramaturgo, produtor teatral e encenador. Foi nomeado diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II pela Secretaria de Estado da Cultura. Da sua obra mais recente, destacam-se Se uma janela se abrisse, nomeado para o Prémio SPA de Melhor Espetáculo de 2010, ou Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, considerado pela Time Out um dos melhores espetáculos de 2011. Foi ator no filme Mal Nascida, de João Canijo, e depois colaborou com o realizador na escrita do galardoado Sangue do meu sangue. Assinou um primeiro argumento a solo em Noite Sangrenta, minissérie de dois episódios realizada por Tiago Guedes e Frederico Serra. Trabalha regularmente com a companhia belga tg STAN, e é professor de teatro convidado em várias escolas de arte europeias.

 

 

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Patrícia Portela

    27 junho 2021
    Palácio do Marquês de Alegrete

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP e da impressão de livros em braille.

    Convidada: Patrícia Portela (encenadora, escritora)
    Livro escolhido: "As barbas do diabo" Julio Cortázar
    Espaço verde: Palácio do Marquês de Alegrete

    ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Hugo van der Ding

    27 junho 2021
    Casa da Cerca

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto da BoCA que relaciona literatura com os espaços verdes. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidado: Hugo van der Ding (Cartoonista, Cronista)
    Livro escolhido: "Platero e Eu" de Juan Ramón Jiménez
    Espaço verde: Jardim da Casa da Cerca, Almada

    ler mais
  • Na direção da luz

    01 julho 2021 — 31 julho 2021
    Teatro Camões

    HORÁCIO FRUTUOSO

    “Na direção da Luz” é uma intervenção site-specific do artista Horácio Frutuoso para o foyer do Teatro Camões (CNB), dinamizada pela BoCA. Um conjunto de poemas visuais sugerem uma ideia de movimento, de transformação das palavras e do espaço onde estão instalados pela luz.

    1 a 31 Julho 2021

    ler mais