Alemanha / Suíça | Filme | Estreia nacional

 

Este é um tribunal encenado; no entanto, tudo o que acontece dentro dele é genuíno: do mineiro ao rebelde, ao advogado de Haia. O tribunal é encenado no meio da zona de guerra civil e filmado por 7 câmeras diante de 1.000 espectadores. Assim, “Congo Tribunal” é um filme impossível. No entanto, ele existe.
Milo Rau

A guerra no Congo causou mais de 6 milhões de mortes nos últimos 20 anos. A população está a sofrer, mas os infratores ficam impunes. Muitas pessoas vêem esse conflito como uma das mais cruciais batalhas de distribuição económica da globalização, porque o país tem grandes depósitos de muitas matérias-primas de alta tecnologia.
Milo Rau desenvolve um teatro e um cinema escandaloso, que questiona a realidade, desde os re-enactmens de julgamentos internacionais, à exploração da pedofilia (“Five Easy Pieces”) ou ao genocídio no Ruanda (“Hate Radio”). Em “Congo Tribunal”, o artista consegue reunir vítimas, perpetradores, testemunhas e analistas do conflito para um inédito tribunal civil no leste do Congo. Milo Rau cria um retrato, sem filtros, de uma das maiores e mais sangrentas guerras económicas da história da humanidade.

Línguas faladas Inglês, Francês, Alemão, Suaíli, Lingala, etc.
Filme legendado em inglês

Críticas
“Uma das mais ambiciosas peças de teatro político alguma vez feitas.” – THE GUARDIAN
“Onde falha a política, só a arte pode ajudar” – DIE ZEIT
“O projecto artístico mais incrível do nosso tempo.” – RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Realizador 
Milo Rau
Produção Fruitmarket and Langfilm
Categoria Documentário
Ano 2017
Género Geopolíticas, Direitos Humanos, Economia, Políticas, África, Teatro

Próximos Eventos

ler mais
  • Workshop com Cecilia Bengolea

    15 julho 2020 — 17 julho 2020
    Casa da Dança de Almada (Cacilhas)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Dança

    É a primeira vez que a coreógrafa e bailarina argentina dirige um workshop em Portugal. Neste workshop, Cecilia Bengolea propõe dançar e filmar dentro (Casa da Dança de Almada) e fora do estúdio (Cais do Ginjal, em frente ao rio Tejo).
    Partindo do seu imenso arquivo de vídeos, gravados por todo o mundo, Bengolea partilhará a sua prática em dança e em vídeo para refletir em conjunto como uma atividade pode influenciar a outra.

    ler mais
  • Workshop com Dora García

    04 setembro 2020 — 06 setembro 2020
    MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Performance / Artes Visuais

    A premiada artista espanhola Dora García vem a Lisboa pela primeira vez dirigir um workshop de performance, no MAAT. Como reagir a um sistema de realidade do qual não fazemos parte? O sentimento de estranhamento está a aumentar, a distância está a aumentar, e é cada vez mais difícil encontrar pontos de ancoragem em um sistema que repete os mesmos erros repetidamente.

    ler mais
  • Workshop com Stefan Kaegi / Rimini Protokoll

    17 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Teatro

    Imaginem uma conferência para a qual ninguém se desloca. Uma performance na qual os principais cientistas convidados não aparecem fisicamente, mas são representados por artistas locais. "Conferência dos Ausentes" é um projeto para o qual a companhia Rimini Protokoll está a pesquisar. Em Lisboa, será um workshop sobre cooperação global numa crise global para estudantes e profissionais de artes performativas, de escrita e áreas conexas.

    ler mais
  • Sobre especialistas transplantados e públicos controlados remotamente

    17 setembro 2020
    Culturgest Lisboa

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Conferência | entrada livre

    Stefan Kaegi estará em Lisboa para dirigir um workshop e apresentar uma conferência, em que mostrará e comentará vídeos curtos sobre produções recentes da companhia de teatro alemã Rimini Protokoll, incluindo 50 espetadores com controle remoto, 100 cidadãos estatisticamente escolhidos de São Paulo, bem como traficantes internacionais de armas e espaços imersivos, lembrando os legados das pessoas após o fim das suas vidas.

    ler mais
  • Workshop com João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata

    19 setembro 2020 — 20 setembro 2020
    Culturgest (Lisboa)

    BoCA SUMMER SCHOOL 2020
    Cinema

    Os realizadores de cinema João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata dirigem o workshop "Ficção a 2 metros de distância", onde abordam o que poderá ser o cinema com restrições / limitações / condicionalismos / contrariedades / obstáculos / antagonismos / entraves, ou seja, os condicionalismo diários da criação cinematográfica. Os participantes são convidados a trazer o seu esboço de filme ou projeto audiovisual.

    ler mais