Portugal | Performance | Nova Criação
*estreia mundial

 

Imaginem o Museu dos Coches com dois cavalos a motor, daqueles operados a moedas, estáticos, com Jonas & Lander sentados. Para que algo aconteça o público tem de inserir uma moeda na ranhura dos cavalos. O código é conhecido por todos desde a infância. No entanto, aqui o resultado dá origem a diferentes momentos performativos que podem ir desde o cantar ao dançar sozinho ou a dois, um discurso ou uma dissertação acompanhada à guitarra ou um grupo que irrompe o espaço a dançar a pares um slow. E tudo isto, com a duração que uma moeda “compra”.
“Coin Operated” surge de um convite da BoCA a Jonas & Lander, para criarem uma peça para um museu, onde o diálogo com o público é direto e dependente do mesmo. Jonas & Lander desenham uma nova relação com o espetador, em que o mesmo passa a ter um papel ativo na consequência da ação artística, potencializando diversas e surpreendentes cenas a cada apresentação, ou seja, a duração de cada moeda inserida nos cavalos.
As canções, discursos, dissertações, curiosidades históricas, todas as ações e informações na/da performance traduzem a simbologia do visível: um homem montado a cavalo e tudo o que esse momento de domesticação envolve e envolveu durante o período de forja das civilizações. Toda a relação económica e de poder, de conquista de território, de escravatura, da montada das classes sociais mais poderosas nas menos afortunadas; todos estes assuntos serão dissecados em sequências performativas. Enquanto existir uma moeda.

 

Direção artística, coreografia e interpretação Jonas Lopes e Lander Patrick
Gestão e produção Patrícia Soares
Produção Sinistra Associação Cultural
Co-produção BoCA
Fotografias Bruno Simão
Residência artística O Espaço do Tempo

Próximos Eventos

ler mais
  • IF YOU WANT TO CONTINUE

    08 agosto 2019 — 10 agosto 2019
    Kampnagel Internationale Kulturfabrik

    VASYA RUN

    Vasya Run é um coletivo russo anónimo, constituído por rapazes entre os 16 e 27 anos, da periferia de Moscovo, que mistura arte contemporânea, teatro, subculturas de rua e rituais de emancipação espiritual. "If you want to continue", a sua nova performance, é comissionada pela BoCA e tem como conceito principal a figura do herói. Depois da estreia mundial na BoCA 2019, a performance é agora apresentada no festival Kampnagel, em Hamburgo (Alemanha).

    ler mais