Em 2017 o Fingerboard é uma subcultura global com milhares de praticantes, centenas de marcas especializadas e campeonatos em todo o mundo. Um movimento próprio, em constante expansão, em que os seus campeonatos adotam um dispositivo semelhante ao de um espetáculo de teatro: há os “atores” no palco, que são os praticantes desta subcultura, e há os espetadores a observar e a vibrar com os truques e as manobras de cada um dos competidores.

A BoCa propõe dar a conhecer este “desconhecido irmão” do skate, através de uma competição internacional dirigida pela Lowpro, marca de fingerboard nacional.

Numa parceria com o IADE – Universidade Europeia, a BoCA propôs aos alunos de design a criação de objetos e espaços para o Campeonato Nacional de Fingerboard ter lugar, estabelecendo-se um diálogo entre uma prática urbana e uma prática artística contemporânea. Jovens e adolescentes de todo o mundo deslocam-se a Lisboa para se confrontarem, no Museu Nacional dos Coches, com objetos contemporâneos, com novas formas, que os desafiam na sua prática de fingerboard.

Este campeonato, que promete encher o auditório do Museu dos Coches, propõe uma reflexão sobre a cultura urbana, a arquitetura, o design, o espaço urbano e a peça de museu.

 

Co-produção BoCA, Lowpro
Parceria IADE – Universidade Europeia
Apoio Museu Nacional dos Coches

Próximos Eventos

ler mais
  • ECOTEMPORÂNEOS: Beatriz Batarda

    17 abril 2021
    Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

    ECOTEMPORÂNEOS

    Ecotemporâneos é um projeto que relaciona a literatura com os espaços verdes da cidade de Lisboa. Aberta, inclusiva e acessível, em cada sessão um novo convidado escolhe um livro e liga-o ao espaço verde onde o público reúne. Conta com a presença de um intérprete de LGP.

    Convidada: Beatriz Batarda (atriz)
    Livro escolhido: "Caderno de Memórias Coloniais" de Isabela Figueiredo
    Espaço verde: Jardim do Palácio Pimenta, Museu de Lisboa (online)

    ler mais