CANADÁ
Estreia nacional – Concerto
“Antiphonals”

Como compositora e intérprete de música acústica e eletrónica, o trabalho de Sarah Davachi (n. 1987, Canadá) foca-se nas complexidades do espaço aural íntimo, utilizando durações estendidas e estruturas harmónicas simples que enfatizam variações subtis na textura, complexidade dos tons, fenómenos psicoacústicos, temperamento e entonação. Davachi é um dos fenómenos mais recentes e entusiasmantes da música minimalista, tendo partilhado o palco e colaborado com artistas como Grouper, William Basinski, Ariel Kalma, Bozzini Quartet, London Contemporary Orchestra, Alessandro Cortini ou Kara-lis Coverdale.

“Antiphonals” nasce de um desejo de fundir a sua prática de estúdio com as propriedades tonais e processos de atraso na fita de gravação, que têm sido características na sua abordagem musical ao longo dos anos. São estudos que começaram como uma forma de reverenciar a repetição e a música modal dentro de um espaço harmónico.

A música minimalista de “Antiphonals”, que Sarah Davachi irá tocar no órgão do Santuário do Cristo Rei, em Almada, foca-se na experiência vertical da textura musical, tal como no alongamento das progressões intervalares através do domínio horizontal – aquilo a que normalmente podemos chamar de “melodia”, mas que fica esbatida aqui na destruição contínua do seu poder de permanência. Este será, com toda a certeza, um momento de escuta imperdível – a da música de Davachi, a nossa e o ineditismo do encontro de todos estes elementos no Cristo Rei.

Agradecimento: Santuário do Cristo Rei

Próximos Eventos

ler mais