BOCA SUB21
A BoCA Sub21 é um projeto de carácter educativo e experimental que nasceu na primeira edição da bienal de artes contemporâneas BoCA, em 2017, que decorre todos os anos durante cerca de 3 meses e no qual um grupo de jovens acompanha a programação da bienal e as questões que ela pode levantar. Em 2021 serão constituídos três grupos, cada qual reunirá numa das cidades da bienal BoCA: Lisboa, Almada ou Faro.
1. Procuramos almas livres que não existam há mais de 21 anos e que acreditem que a voz de uma geração pode transformar o mundo por meio de micro, pequenas, médias e singelas oportunidades.
2. Convidamos estas mentes inquietas a ser parte de uma plataforma crítica e autoral – de observação e criação – que não só vive no interior de uma bienal de artes transdisciplinar e desafiadora como empresta dela o estímulo para cruzar artes visuais, artes cénicas, performance, música, bordados, literatura ou jardinagem…
3. Pretendemos com este grupo ir desenhando um laboratório em progresso, onde se experiencia a troca artística e a partilha contínua de um espaço de encontro, de aprendizagem e de cruzamento, onde todos os perfis de pessoas são bem-vindos.
4. Entendemos este convite – que se materializa por sessões de pensamento e por reptos de criação – como um espaço de possibilidade para que “coisas” aconteçam, decidindo o grupo que “coisas” serão.
5. Queremos ouvir-te. Entre encontros com artistas, ocupações de espaço, desenvolvimento de ações performativas ou festas. E queremos descobrir o que é isto de ser espectador. Entre conversas, risos, debates, escrita, construção de imagens e publicações que implicam o corpo e a mente.
Coordenação: Sara Franqueira
Mediação: Rita Cortez Pinto (Lisboa), Margarida Mata (Almada), Diogo Simão (Faro)
Tão novos e já com história
2021 – Lisboa, Almada, Faro
2020 – online
2019 – Lisboa (Carpintarias de São Lázaro), Porto (Museu Nacional Soares dos Reis), Braga (Arte Total)
2017 – Lisboa (Centro Nacional de Cultura)